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Conheça alguns exemplos de logística reversa e a reutilização do lixo industrial

Atualmente, o Brasil produz 273 mil toneladas de lixo por dia, segundo dados apresentados na Comissão de Meio Ambiente. Contudo, o maior problema dessa grande quantidade de lixo gerado está no descarte inadequado, que na maioria das vezes é realizado em lixões onde não recebe nenhum tipo de tratamento e acaba contaminando o solo e a água.

Em agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) introduziu na legislação ambiental o conceito de logística reversa. A proposta, já bem-sucedida em outros países, trata do retorno de produtos, embalagens e materiais à sua cadeia produtiva.

Com esta medida, os resíduos sólidos, que seriam descartados pelos consumidores após o uso, são coletados e restituídos ao ciclo produtivo da indústria ou, quando não podem mais ser reaproveitados, as próprias fábricas são responsáveis pelo seu descarte em aterros sanitários ou outro local adequado.

Para evitar que sejam descartados na natureza, o destino ideal desses resíduos é que eles sejam reaproveitados em um processo que possibilite a produção de outros bens.

Conheça abaixo alguns exemplos dessas práticas que são alternativas para os problemas da poluição e da grande quantidade de lixo produzido no país:

Embalagens Natura

O programa de logística reversa da Natura realiza estudos e monitoramento do ciclo de vida das embalagens recicláveis de seus produtos. O objetivo é recolher as embalagens usadas a fim de evitar os impactos causados pelo seu descarte no meio ambiente.

Esse projeto existe desde 2007 e todo o material recolhido é encaminhado para reciclagem. Funcionando nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a iniciativa já deu o destino adequado a cerca de 500 mil toneladas de resíduos.

Pneus Bridgestone

A fabricante de pneus no Brasil aplica o conceito de logística reversa ao receber os produtos em final de vida útil. Os pneus usados passam pelo processo de trituração e picotagem, resultando em fragmentos que são reutilizados.

Com esses fragmentos de pneu, é possível obter matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de sapatos e borracha para vedação e peças de reposição para indústria automobilística.

Aparelhos Philips

Para colaborar com a redução do lixo eletrônico, a Philips estabeleceu no Brasil um programa já existente em mais de 30 países. Os consumidores que possuírem aparelhos Philips inutilizados poderão depositá-los nos postos de coleta credenciados pela marca, que ficará responsável por dar um destino adequado a eles.

Além de aparelhos da Philips, pilhas, lâmpadas e baterias de qualquer outra marca são recolhidos e encaminhados para uma empresa de tratamento, que fará a desmontagem e avaliação das peças, que podem ser reaproveitadas ou descartadas de forma correta.

Construção

A construção civil é a indústria que mais gera resíduos sólidos e a WTorre, uma das maiores empresas do segmento no país, realiza um trabalho de reutilização dos materiais que sobram em suas obras.

Com esse projeto, a construtora já utilizou o entulho das obras que realizou no WTorre Shopping Iguatemi e também dos escombros recolhidos na demolição da Cracolândia – conhecida como o reduto dos usuários de crack na cidade de São Paulo – para a recuperação do Parque do Povo, uma área pública de lazer também localizada em São Paulo.

A demanda por produtos ecologicamente corretos aumentou conforme as pessoas se conscientizaram sobre as consequências dos nossos hábitos de consumo. As empresas são responsáveis pela maior parte da poluição e do lixo gerados em larga escala, que poluem o meio ambiente e podem causar doenças graves à população.

Existem muitos desafios para a realização da logística reversa, pois os diversos processos de produção industrial geram diferentes tipos de resíduos. Para cumprir as leis da PNRS as empresas investem alto em estratégias de logística, reciclagem e disposição final de seus resíduos.

Essas e outras medidas preventivas e educativas contribuem para a redução dos impactos sofridos pelo meio ambiente, além de garantirem uma boa imagem para as empresas que se destacam em seus projetos. Além disso, muitas delas acreditam que este será um diferencial para suas marcas no futuro.