Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Descarte incorreto de esmaltes

Sabemos que a indústria da beleza é um dos mercados que sempre se mantem em alta. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking do mercado consumidor mundial de produtos de beleza, e a previsão é que esta atividade cresça cada vez mais até o ano de 2020 pelo menos.

E uma das principais atividades deste setor é o cuidado com as unhas, que incluem a profissão de manicure e pedicure. Estas profissionais utilizam um material famoso chamado esmalte, não só as profissionais, mas também a maioria da população utiliza também este produto em casa. Mas será que todos pensam no descarte correto deste produto?

Os Esmaltes não podem ser jogados no lixo comum, esta é uma informação ainda desconhecida por grande parte da população. Em sua fórmula estão presentes substâncias como: solventes, formol e o polimetilacrilato (substância plástica). Podemos perceber que estas substâncias juntas podem trazer vários problemas à natureza, e também a saúde humana caso o seu descarte seja feito incorretamente.

Entre os malefícios do descarte incorreto de esmalte podemos falar sobre:

A contaminação da água. Quando descartamos os esmaltes em um lixo comum, o seu líquido pode percorrer vários locais, inclusive contaminar a água. Geralmente os mananciais abastecem poços, lagos, córregos, e rios, cuja água pode vir a ser consumida por pessoas e animais, ou ser usada na irrigação de plantações. O esmalte também pode chegar até os lençóis freáticos, assim causando uma grande contaminação.

Os esmaltes são considerados resíduo classe I. Quando estes produtos são descartados e chegam aos aterros, são classificados conforme o risco que podem trazer a saúde pública e ao meio ambiente. E quando são classificados significa que são inflamáveis e altamente tóxicos.

Pensando nisso resolvemos trazer algumas soluções para um descarte correto das embalagens e do líquido que compõe o esmalte:

  • Não jogue o vidro no lixo comum. Sabemos que a coleta seletiva é um avanço que vem proporcionando melhorias ao meio ambiente. O vidro do esmalte deve ser descartado em seu lugar certo, nas latas verdes conforme as cores da coleta seletiva.
  • Não descarte o líquido. Caso ainda haja líquido na embalagem você pode utilizar para pintar algo, (saltos de sapatos, copos, vasos), ou derrame o esmalte em uma folha de papel, e aguarde até que a química evapore. Este papel poderá ser descartado em um lixo comum, já que o esmalte secou e sua química evaporou.
  • Separe o vidro e o plástico. Geralmente as tampas dos esmaltes são feitas de um material composto basicamente de plástico, faça o descarte correto em seus respectivos lugares.

Com pequenas atitudes podemos tornar o nosso planeta cada vez melhor. Sempre respeitando o nosso quintal, que é a natureza!