Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Dinamarca ganha usina de energia renovável com área de lazer

Além dos espaços para recreação, a CopenHill é capaz de converter anualmente 440 mil toneladas de resíduos em energia limpa

A capital da Dinamarca, Copenhague ganhou recentemente uma usina de geração de energia renovável com um conceito nunca visto antes. Projetada pelas empresas de arquitetura BIG e SLA, juntamente com as empresas de engenharia AKT, lüchinger + meyer, MOE e Rambøll, o local abriga a usina de geração de energia mais limpa do mundo e também oferece trilhas arborizadas, parede de escalada artificial, bar e uma pista de esqui.

A usina CopenHill, também chamada de Amager Bakke, possui as mais recentes tecnologias em tratamento de resíduos e produção de energia. Localizada em uma área industrial de Copenhague, o local é capaz de converter 440 mil toneladas de resíduos em eletricidade e aquecimento para 150 mil residências anualmente.

O projeto de CopenHill ocupa uma área de 41 mil metros quadrados e promete contribuir para que Copenhague atinja o objetivo de se tornar a primeira cidade em carbono neutro do mundo até 2025.

A construção incorpora o conceito de “sustentabilidade hedonista”, termo criado pelo arquiteto dinamarquês da BIG, Bjarke Ingels, que transmite a ideia de que uma cidade sustentável não deve apenas ser melhor para o meio ambiente, mas também a mais agradável tanto para o meio ambiente como para os seus moradores, humanizando os espaços com áreas de lazer e socialização.

Divulgação: fotógrafo Ehrhornhummerston

Consciência ambiental com diversão

O prédio foi projetado com as máquinas dispostas por ordem de altura, para que o telhado ficasse inclinado, facilitando a construção da pista de esqui e snowboard, que é dividida em três níveis: a parte superior é indicada para esquiadores mais experientes e as partes central e inferior para iniciantes. E para quem não tem nenhuma experiência, a usina conta com uma escola, que oferece aulas de esqui para adultos e crianças.

A pista de esqui da CopenHill mede 400 metros e inclui uma curva de 180 graus no centro. O acesso ao local é feito através de uma plataforma que eles chamam de “tapete mágico”, além de um elevador de vidro.

O prédio da usina possui dez andares, incluindo um centro educacional, escritórios e espaços para oficinas e conferências. O edifício foi todo construído com tijolos de alumínio, com aberturas que permitem a entrada de luz natural. Há também um jardim, projetado para absorver o calor, minimizar o escoamento da água da chuva e para receber as aves locais.

Além de se divertir na pista de esqui, os visitantes também podem aproveitar um bar, localizado na cobertura, além de encarar desafios nas áreas de cross-fit, parede de escalada e nas trilhas de caminhada ou corrida.