Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Eco-ansiedade: você já sofre desse mal?

Eco-ansiedade é um termo relativamente novo que aparece em relatórios de bem-estar e nas conversas do dia a dia. Simplificando, é a ansiedade causada por uma preocupação crescente com nosso planeta e meio ambiente.

Estamos no meio de uma mudança cultural que abriu nossos olhos para as questões ambientais. As manchetes são avassaladoras e, para alguns, essa ansiedade pode se tornar severa.

Embora seja bom estarmos cada vez mais conscientes de como nossas ações afetam o planeta, para alguns, a pressão para viver uma vida mais amiga do ambiente e o medo do que acontecerá se não o fizermos pode virar uma tormenta, desencadeando sentimentos que podem se tornar incontroláveis, levando a estratégias de evitação, como não assistir ao noticiário com medo de uma manchete assustadora chegando.

Quais são os sinais e sintomas da eco-ansiedade?

São muito semelhantes aos sintomas de outras condições de ansiedade, incluindo preocupação excessiva, batimento cardíaco acelerado, dificuldade para dormir e pensar demais e catastrofização.
O gatilho pode ser diferente, mas os sentimentos físicos e mentais são os mesmos.

Quem tem probabilidade de sofrer de ansiedade ecológica?

A eco-ansiedade provavelmente não ocorre como uma condição de saúde mental por si só – é mais provável que seja uma extensão de um transtorno de ansiedade ou pânico existente. Assim, alguém já sujeito à ansiedade tem mais probabilidade, embora também seja possível que a primeira experiência de ansiedade e pânico de alguém seja desencadeada pelo ambiente.

Como tratar?

Um tipo de terapia chamada terapia comportamental cognitiva é particularmente útil, pois nos permite olhar para padrões de pensamentos negativos com o objetivo de desafiá-los e substituí-los por pensamentos e crenças mais saudáveis ​​e lógicos. Isso pode ser benéfico para alguém com ansiedade ecológica, como pode haver um elemento de pensamento catastrófico evidente.

Há uma série de outras opções para aqueles que buscam suporte para ansiedade ecológica ou ansiedade de qualquer tipo:

Reconheça seus sentimentos

Primeiro de tudo: você não está sozinho e milhões de pessoas em todo o mundo estarão se sentindo igual a você. Aqui, pode ser interessante passar algum tempo na natureza para aumentar seu bem-estar mental e se sentir mais conectado com o planeta.

Converse com um amigo ou familiar

Falar sobre como se sente pode ser uma maneira simples e muito eficaz de aliviar a pressão. Escolha alguém com quem se sinta confortável e que seja capaz de tentar entender.

Pratique a autocompaixão

Seja gentil consigo mesmo se agir de uma forma que não se alinhe com suas crenças e valores sobre as mudanças climáticas. Aprenda com a situação e pense sobre o que poderia fazer de diferente no futuro.

Faça mudanças simples

Comece fazendo uma ou duas pequenas mudanças para viver de maneira mais ecológica e, em seguida, desenvolva-as com o tempo.

Ter um estilo de vida mais consciente ajudará a aliviar a ansiedade ecológica?

A ansiedade em torno do meio ambiente deve ser tratada como um problema de saúde mental separado. Isso ocorre porque, embora os problemas planetários possam definitivamente desencadear um nível natural de preocupação, uma ansiedade mais intensa precisa ser controlada, independentemente de seu gatilho.

Dito isso, é claro que é uma boa ideia levar um estilo de vida mais ecologicamente correto, contanto que entendamos três coisas. A primeira é que só podemos mudar o que está dentro de nossa capacidade, em termos de dinheiro, localização, trabalho, demandas familiares etc. A segunda é que não é fácil mudar hábitos e rotinas e não devemos nos culpar por isso ou nos sentirmos culpados. E, por fim, valorize os pequenos avanços. São eles que nos levam a grandes mudanças.

Fonte: CountryLiving