Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Estudantes criam madeira sustentável feita com casca de mandioca

De início, a ideia de um grupo de estudantes do Colégio Sesi, de Araucária, cidade metropolitana no Paraná, era produzir um plástico biodegradável. No entanto, conforme as pesquisas para esse objetivo iam caminhando, o projeto foi ganhando novos contornos em direção a outra ideia inovadora: uma madeira aglomerada sustentável produzida com casca de mandioca, bórax, cola e água.

Como contam estudantes e autoras da ideia, Amanda Bueno Coutinho e Ana Vitória de Lara: “A nossa madeira é feita a partir de resíduos orgânicos da mandioca, como a casca, e utilizamos também outros componentes para deixá-la mais compactada. Para fazermos a nossa madeira, fomos variando a quantidade dos nossos materiais – mais cola, menos cola. Mais casca, menos casca -, até encontrar o protótipo ideal”.

Um teste de inflamabilidade mostrou um resultado muito parecido com o MDF e elas citam também que esse novo modelo de madeira sustentável é resistente a traças, cupins e até fogo. “Deixamos a madeira imersa em água por cerca de três dias. Achamos que tínhamos perdido o teste porque ela havia inchado completamente. Mas quando secou, voltou ao estágio inicial. Isso significa que, mesmo que haja infiltração, a madeira consegue evaporar essa água novamente”. Ou seja, além de tudo, a invenção é praticamente impermeável!

Foto: The Greenest Post

O que vem pela frente

A expectativa é alta em torno do protótipo das estudantes. Primeiramente, ele dá um destino adequado a um material jogado no lixo em grande quantidade em todo o país, que é a casca de mandioca. Depois, apresenta baixo custo, é fácil de produzir e pode ser usada na fabricação de móveis, evitando que mais árvores sejam cortadas com esse fim.

Agora, o objetivo é firmar parcerias e começar a produzir a madeira em massa, a ser vendida em todo o território nacional.

É fantástico ver estudantes comprometidos com a causa da sustentabilidade e tão engajados em transformar o planeta com respeito e cuidado! Que possamos ampliar mais e mais o leque da educação para surjam invenções como essas todos os dias!

Fontes: The Greenest Post | Sustentabilidade no Ar