Blog - Dinâmica Ambiental

ESG em alta: 51% das empresas brasileiras já têm estratégia de sustentabilidade

403
Compartilhar :

Você já ouviu falar em ESG? Essa sigla em inglês, que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), está cada vez mais presente no mundo corporativo brasileiro. E não é para menos: uma nova pesquisa revelou que mais da metade das empresas no país já possui uma estratégia de sustentabilidade. Vamos mergulhar nesse universo verde e entender o que está acontecendo?

O estudo “Avanços e Desafios: A Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras 2024” trouxe à tona dados animadores. Realizado pela Beon ESG, Nexus e Aberje, o levantamento ouviu 401 executivos de empresas médias e grandes em setores diversos, do agronegócio aos serviços. O resultado? Um retrato detalhado de como a sustentabilidade está ganhando espaço nos negócios brasileiros.

A revolução verde nos escritórios

Há apenas três anos menos de 40% das empresas tinham uma estratégia de sustentabilidade. Agora, esse número saltou para 51%! É como se, de repente, metade do mundo corporativo tivesse decidido vestir uma camiseta verde e sair por aí plantando árvores.

Mas não para por aí. O número de empresas com metas ambientais específicas também deu um salto, passando de 31% para 43%. É como se quase metade das companhias brasileiras tivesse colocado um post-it gigante na parede dizendo “Lembrar de salvar o planeta!”.

ESG: mais que uma moda, uma necessidade

Por que esse súbito interesse em práticas sustentáveis? Bem, não é apenas porque ficou na moda. As empresas estão percebendo que sustentabilidade é bom para os negócios, para a imagem da marca e, claro, para o planeta.

Prova disso é que 39% das empresas agora têm uma estrutura ESG interna. É como ter um “departamento do futuro” dentro da empresa, trabalhando para garantir que os negócios sejam bons hoje sem comprometer o amanhã.

Alinhamento global: do Brasil para o mundo

O mais interessante é ver como as empresas brasileiras estão se alinhando com metas globais. Das que têm objetivos socioambientais, 40% usam o Acordo de Paris ou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como guia. É como se estivessem dizendo: “Ei, mundo, estamos fazendo nossa parte!”.

E falando em fazer a parte, a ação contra a mudança climática é a estrela do momento. Entre os ODS, esse é o tema mais citado, aparecendo em 91% das respostas. Parece que as empresas brasileiras estão prontas para brilhar na próxima COP!

402

Desafios à vista

Claro que nem tudo são flores (ainda que sustentáveis). Apenas 27% das empresas fazem avaliações de materialidade – um processo crucial para identificar os temas ESG mais relevantes para o negócio. E somente 20% publicam relatórios de sustentabilidade. É como ter um superpoder e não contar para ninguém!

O caminho é longo, mas promissor

O cenário atual mostra um avanço significativo, mas também aponta para um longo caminho pela frente. As empresas brasileiras estão cada vez mais conscientes da importância das práticas ESG, mas ainda há muito espaço para aprofundar essa integração em todas as áreas do negócio.

E você, como vê essa revolução verde no mundo corporativo? Sua empresa já embarcou nessa jornada sustentável? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários. Afinal, construir um futuro sustentável é uma tarefa de todos nós!

Com informações de Nexus

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato