Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O consumo dos aerossóis no Brasil

www.istockphoto.com/br/foto/luva-de-trabalho-gm95623643-5690166

A história do aerossol é impressionante e foi ganhando força graças a incontáveis descobertas e inovações muito significativas. Por sua imensa praticidade e vasta gama de produtos, os aerossóis estão sendo cada vez mais utilizados, apresentando um crescimento significativo no mercado nacional e mundial.

Estudos apontam que, no decorrer dos anos, o consumo, fabricação e comercialização desse tipo de produtos vem tendo grande ascensão. Segundo publicações dos anuários Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes (ABAS), o mercado brasileiro de aerossóis “caminha a passos largos”, podendo ser reconhecido a partir do consumo nacional.

De acordo com o levantamento feito na publicação do anuário ABAS de 2011, em 2009 o consumo de aerossóis atingiu a marca de 545 milhões de unidades. Ao analisar este mesmo período de 2010, contatou-se um crescimento de 28,7 % no mercado brasileiro, atingindo o total de 702,2 milhões unidades de aerossóis comercializados, estimando um consumo médio de 2,9 latas de aerossóis por brasileiro no seu dia a dia. Em 2014, o mercado brasileiro de aerossóis atingiu a marca de 1.0 bilhão de aerossóis comercializados.

Fundamentado em tais dados históricos do mercado latente de aerossóis, tornou-se possível a realização de um estudo para projeção do mercado brasileiro para os próximos anos, em que se estima a marca de 1,4 bilhão de aerossóis comercializados até 2021.

Apesar do aumento na fabricação destes produtos no Brasil, devido à grande aceitação e utilização de aerossóis no país, a fabricação nacional não atende toda a demanda, não produzindo tudo o que consome, tornando-se necessário importar uma parte desses produtos de países como por exemplo, a Argentina, país este que está entre os maiores produtores do mundo.

Com tudo, tais informações mostram a grande importância da indústria de aerossóis no mercado brasileiro gerando empregos diretos e indiretos, bem como a necessidade de empresas preparadas, especializadas e licenciadas a fim de realizar, de forma segura ao meio ambiente e à sociedade, por se tratar de um resíduo perigoso.

Visando atender a demanda do mercado em se destinar corretamente essa grande geração de resíduos de aerossóis (oriundos tanto do processo de fabricação como da utilização dos mesmos), a Dinâmica Ambiental é a única empresa no Brasil com Sistema de Gestão Integrada ISO 9001, 14001 e 18001 que possui licença de operação ambiental específica para gerenciamento de todos os tipos de resíduos de aerossóis, além de possuir instalações projetas seguindo os mais rígidos padrões de segurança.