Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que pode e o que não pode ser colocado na composteira doméstica?

Algumas pessoas adotam a composteira doméstica como forma de dar um melhor destino aos seus resíduos orgânicos, porém, nem sempre fica claro o que pode e o que não pode ser descartado desta forma.

Fernanda Correia

Não são só os recicláveis que podem ser reaproveitados em casa. Os resíduos orgânicos – como cascas de frutas, legumes, pó de café, casca de ovo e até sobras de alguns alimentos cozidos – também podem ser reutilizados, sendo transformados em adubo de excelente qualidade.

Porém, nem tudo pode ser colocado em uma composteira doméstica. As frutas cítricas – como laranja, mexerica, limão e abacaxi –, além do alho, cebola e pimenta, por exemplo, até podem ir para a composteira, mas com moderação, ou seja, representando menos de 20% do total. Quando colocados em excesso, esses alimentos acidificam demais o pH da terra, prejudicando o trabalho das minhocas – que são as responsáveis por transformar os resíduos em adubo.

Há também alguns alimentos que não podem ser colocados em hipótese alguma! São eles: carnes de qualquer espécie, fezes de animais domésticos e papel higiênico.

É comum vermos as pessoas que vivem no campo utilizarem estercos de aves, bovinos e suínos para fazer composto orgânico. Realmente este material possui alto valor nutritivo, mas só é possível para quem vive em áreas agrícolas. As fezes de cães e gatos, por exemplo, não devem ser utilizadas porque podem contaminar o alimento que será cultivado com este adubo.

O que é uma composteira?

A composteira, também conhecida como minhocário, é feita com caixas plásticas ou de madeira, onde são depositados os resíduos orgânicos para que sejam transformados em adubo. Todo este trabalho é feito por minhocas californianas, que convertem o material depositado em húmus – um dos melhores condicionadores de solos. Este processo é chamado de vermicompostagem, bem mais rápido do que a compostagem feita somente com os micro-organismos presentes na matéria orgânica. O final do processo também resulta em um líquido, que pode ser usado como biofertilizante para horta e jardim.

Além do método tradicional, existe um avanço tecnológico neste setor. A Zera Food Recycler, da Whirlpool, é um exemplo disso. O equipamento é capaz de transformar restos de comida em adubo em apenas 24 horas, através de um processo que combina oxigênio, umidade e calor, com um aditivo à base de fibra de coco e bicarbonato de sódio, formulado especialmente para isso. Apesar de prático, esse modelo sai bem mais caro: no site do fabricante o produto pode ser encontrado por US$1.199.