Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é e como fazer compostagem orgânica

pt.depositphotos.com/44980563/stock-photo-composting.html?sst=0&sqc=42&sqm=220&sq=4jicil

A compostagem orgânica é um processo biológico que utiliza microrganismos para transformar matéria orgânica — como estrume, palhada, papel e restos de comida — em um composto que pode ser utilizado como adubo para a agricultura e cultivo de plantas em geral.

Este processo de conversão envolve uma série de transformações de natureza bioquímica, promovidas por milhares de microrganismos que degradam a matéria orgânica, reaproveitando-a de maneira sustentável.

Como fazer compostagem orgânica:

  • Escolha um recipiente que abrigará o material orgânico, como um balde, uma lata de tinta ou mesmo um pote de sorvete;
  • Faça um furo no fundo deste recipiente, que serve para a saída e descarte do chorume;
  • Separe outro recipiente para ficar embaixo do primeiro, cuja função será o recolhimento do chorume produzido. Esta bacia não deve ficar em contato direto com o primeiro recipiente;
  • Coloque o lixo orgânico no primeiro recipiente. Para acelerar o processo, organize o lixo orgânico em camadas, sendo a proporção de: uma camada de material úmido (o lixo em si) para três camadas de material seco (palha de milho, cascalho de árvores, serragem, papelão etc);
  • Agora é só esperar! Lembre-se de que, nos primeiros 15 dias do processo, é melhor não mexer na compostagem. Após os quinze dias iniciais, o ideal é revolver todo o material. Repita essa etapa de 15 em 15 dias.

Não há um período de tempo obrigatório para que o processo de obtenção do adubo orgânico esteja concluído, uma vez que o tempo degradação dos materiais orgânicos tem muitas variáveis. Em geral, o processo demora entre dois e três meses. Mas fique atento às características do produto para ter certeza de que o adubo está pronto: o produto final deve ter cheiro de terra e cor escura.