Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais as vantagens do biocombustível gerado a partir de matéria orgânica?

Considerado alternativa para a geração de energia elétrica, o biogás é um biocombustível de alto poder energético que deriva de processos agrícolas, industriais ou de processamento de alimentos e processos industriais. É uma fonte renovável e que pode ser durável e confiável.

Feito a partir de subprodutos da cana e da produção de etanol e açúcar, como bagaço, torta de filtro, palha e vinhaça, pode ser usado em substituição ao gás natural e abastecer o gerador a gás para produção de energia elétrica, térmica ou ambas. E se for transformado em biometano, torna-se uma alternativa ao diesel.

Por isso, tramitam no Congresso projetos de leis que visam criar política federal para o gás e para o biogás. Assim, os incentivos ajudariam o setor a atingir a capacidade plena e se solidificar como uma referência econômica para o Brasil.

O que é o biogás

É um biocombustível limpo e renovável, produzido de maneira descentralizada a partir de resíduos agroindustriais e do saneamento. Resulta da decomposição anaeróbica – ou seja, reações químicas sem a presença de oxigênio – de resíduos orgânicos: esterco, cana de açúcar, palhas, plantas e os bagaços, madeira, resíduos agrícolas, óleo de vegetais e até dejetos humanos.

Ao invés de ser liberado na atmosfera, é contido em um ambiente sem oxigênio – os biodigestores, que podem ser lagoas cobertas ou reatores mais avançados de tratamento.

Sob a ação dos micro-organismos, parte dos resíduos se transforma em uma mistura de metano, gás carbônico e gás sulfídrico, umidade e outros gases em quantidades menores. Outra parte se torna uma massa orgânica, o biofertilizante.

Gera energia por ser composto na maior parte por metano, com índice variando de 60% a 80%, dependendo das condições de produção. Para separar o metano dos demais gases, ele passa por um tratamento por meio de uma bomba de ventilação. Sem as impurezas, o biogás é comprimido e injetado em um gerador para produzir eletricidade ou calor. Se for refinado, o biogás dá origem ao biometano.

Vantagens do biogás

  • A geração de energia elétrica a partir do biogás apresenta o mais elevado fator de capacidade quando comparado com outras fontes renováveis;
  • Pode ser armazenado ou despachado continuamente para a geração, sem qualquer prejuízo para as redes de distribuição;
  • Com sistemas de produção de biogás com custo competitivo com energéticos substitutos, pode substituir a utilização da lenha como fonte de energia em residências afastadas da rede de distribuição e gás natural;
  • Também é uma opção com vantagens ambientais, econômicas e sociais para a substituição do gás para uso industrial, comercial e do óleo diesel em frota de caminhões, ônibus e maquinário agrícola;
  • A estrutura de custos do biogás é previsível. Os preços são em reais, sem exposição aos mercados internacionais de commodities ou ao câmbio;
  • Projetos de energia elétrica a partir do biogás se viabilizam por meio de microgeração, minigeração e de grande escala, especialmente de maneira descentralizada;
  • Possui a capacidade elevada de sustentabilidade ao transformar resíduos potencialmente poluidores em ativos energéticos;
  • É renovável e inesgotável, mais limpo que o gás natural, além de ser uma opção ao GLP, reduzindo uso deste combustível fóssil.

Uso dos geradores a gás pelas empresas

O agronegócio pode ser beneficiado pelo biogás. A produção de bebidas, conservas, agricultura, pecuária de corte e leiteira geram resíduos orgânicos. Além deles, os efluentes e resíduos das empresas que trabalham na área de celulose e nas farmacêuticas também podem gerar calor e combustíveis. Com a locação de gerador de energia é possível otimizar o máximo possível o consumo do biogás, reduzindo os gastos das empresas e indústrias com o valor a ser pago às concessionárias.

Também pode gerar receita a partir da Geração Distribuída, que une economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade. O excedente da micro e da minigeração de energia pelo consumidor brasileiro, por meio de fontes renováveis ou cogeração qualificada pode ser fornecido para a rede de distribuição de sua localidade.