Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais embalagens sujas de gordura podem ser recicladas?

Será que toda embalagem suja de óleo ou engordurada pode ser reciclada? Será que é necessário tirar a gordura primeiro? Se já se deparou com estas dúvidas, veja aqui como proceder

O que fazer com as latas e garrafas de óleo e azeite vazias? Sabia que elas podem ser recicladas? E as latas de atum e os potes margarina? Assim como o exemplo anterior, esses resíduos não só podem como devem ser colocados no lixo reciclável!

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que praticam a reciclagem é se precisamos desengordurar as embalagens antes de descartá-las. A resposta é não. Estas embalagens não precisam ser desengorduradas porque elas vão passar por vários sistemas tratamentos, em altas temperaturas, até serem transformadas em novos materiais. Usar água e sabão para limpar este tipo de embalagem acaba sendo um desperdício desnecessário. A única providência que pode ser tomada, neste caso, é certificar-se de que ela esteja completamente vazia, sem resíduos. Se for o caso, está liberado passar uma água, mesmo que seja a do enxágue da louça, apenas para evitar odores desagradáveis e a presença de moscas, ratos e baratas.

Outro fator importante em não deixar resíduos nas embalagens é para ter um melhor aproveitamento na reciclagem. Ao deixar um restinho de óleo na garrafa, por exemplo, este líquido pode vazar e sujar outros recicláveis que estejam junto dele. Quando isso ocorre, manchando papéis e papelão, esses materiais não podem mais ser reciclados.

O que fazer com os papéis engordurados?

As caixas de pizza, embalagens de lanche e outros papéis engordurados, não podem ser reciclados. O mesmo vale para outros tipos de papel, tais como: carbono, celofane, parafinado, metalizado, laminado, vegetal, toalha e papel higiênico. Nenhum desses papéis podem ser reciclados, pois se forem descartados juntamente com papéis recicláveis eles podem trazer problemas, comprometendo a qualidade do produto final.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona a reciclagem, aqui você confere algumas dicas sobre como separar os resíduos corretamente.