Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Qual a maneira correta de descartar a máscara de proteção contra o coronavírus?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre este descarte e acabam colocando as máscaras juntamente com os recicláveis. Entenda aqui qual o procedimento correto.

A máscara de proteção se tornou um item indispensável nos dias de hoje. Apesar de muitas pessoas estarem optando pela máscara reutilizável, ainda há uma boa parcela da população utilizando as máscaras descartáveis.

Neste caso, os cuidados com o descarte desse resíduo devem ser redobrados para que isso não vá parar na natureza – o que, infelizmente, já está acontecendo.

Fotos publicadas recentemente pela ONG Oceans Asia mostrou uma praia de Hong Kong repleta de máscaras de proteção.

Crédito: Oceans Asia/Divulgação

Por se tratar de um material utilizado para proteger contra a contaminação de um vírus, significa que estamos lidando com um resíduo potencialmente contaminante, que pode representar risco para outras pessoas, caso seja descartado de forma errada.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) recomenda que o descarte das máscaras seja feito utilizando dois sacos plásticos, sendo um dentro do outro. Ao retirar a máscara do rosto, deve-se segurar apenas pelo elástico e lavar bem as mãos, antes de depois de tirar a máscara. Com a máscara dentro do saco plástico, é só amarrar bem e jogar no lixo úmido (preferencialmente do banheiro).

Máscaras de proteção assim como luvas descartáveis jamais devem ser depositadas juntamente com os recicláveis. Quando a população faz isso, está colocando a vida dos trabalhadores da reciclagem em risco, já que as máscaras infectadas possuem secreções respiratórias, que podem ser dispersas e transmitidas pelo ar.

As máscaras de pano – que são reutilizáveis – devem ser lavadas após cada uso com água e sabão ou ficar de molho em uma solução de água sanitária diluída em água por 30 minutos. Feito isso é só deixar secar e depois passar com o ferro quente antes de usar.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental disponibiliza gratuitamente em seu site um documento com “Recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por Coronavírus (COVID-19)”. Para ter acesso, basta clicar aqui.