Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Gestão de resíduos gasosos

Dentre os tipos de resíduos químicos existem aqueles que são provenientes da natureza como os que são eliminados por plantas e os possuem origem industrial, sendo que é justamente com esses que devemos nos preocupar, uma vez que são gases poluentes.

Depositphotos.com/volare2004 A gestão de resíduos gasosos é fundamental para evitar os danos provocados pela sua liberação no meio ambiente.

Mas vale lembrar que além das indústrias, as queimadas também liberam gases poluentes.  Veja abaixo alguns resíduos gasosos que podem prejudicar sérias consequências ao meio ambiente. Conheça também a origem de cada um deles.

Dióxido de carbono/gás carbônico – Quando em grande quantidade, é responsável pelo efeito estufa e, consequentemente, pelo aquecimento global.

O dióxido de carbono é liberado na atmosfera através dos automóveis ou ainda por meio da queima de combustíveis fósseis.

É importante mencionar esse mesmo resíduo está presente gasoso está presente nos refrigerantes ou nas águas com gás, assim como também pode ser transformado em gelo seco. Nessas situações o dióxido de carbono não está em sua forma perigosa, ou seja, não é prejudicial.

Dióxido de enxofre – A emissão de dióxido de carbono pode ocasionar a chuva ácida.

O dióxido de enxofre é liberado para a atmosfera através dos automóveis e indústrias. Uma vez emitido, ele reage com gotículas do ar e forma o ácido sulforoso, precipitando-se em forma de chuva ácida.

A chuva ácida pode ocasionar a morte de animais marinhos, degradar construções, poluir rios, solo entre outras consequências que prejudicam o meio ambiente.

Óxido de nitrogênio – Assim como o dióxido de enxofre, a grande emissão de óxido de nitrogênio também pode ocasionar a chuva ácida.

Esses são alguns resíduos gasosos que podem ocasionar grandes problemas ambientais. Em relação à gestão deles é praticamente impossível tratá-los depois que forem lançados na atmosfera.

Mas existem algumas atividades diárias que nós mesmos podemos fazer para ajudar a diminuir a emissão desses gases e consequentemente, a poluição do ar como: usar menos o carro optando, quando possível, pelo transporte público ou bicicleta ou ainda utilizar catalisadores automotivos e filtros.