Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça o concreto ecológico e seus benefícios para o ambiente

www.flickr.com/photos/artisandhu/516660544

Você sabia que é possível reduzir a emissão de gases poluentes utilizando novas alternativas na produção do concreto? O concreto ecológico é uma dessas alternativas, e foi criado a partir da necessidade do reaproveitamento de materiais de descarte na construção civil. Além do reaproveitamento, o concreto ecológico também é uma solução mais econômica e ecologicamente correta. O meio ambiente agradece.

Que materiais descartados podem se transformar em concreto ecológico?

Bagaço de cana, casca de arroz e objetos de cerâmica. Pode parecer lixo para você, mas esses materiais podem substituir até 40% do cimento utilizado para fabricar o concreto. Considerando que as fábricas de cimento são responsáveis por 7% da emissão gás carbônico (CO2) na atmosfera, esse é um avanço ecológico significativo.

Benefícios na prática!

De acordo com algumas pesquisas realizadas em uma casa-modelo construída pela Coppe – Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a cada 1kg de concreto produzido com destroços de tijolos utilizado na casa, economiza-se aproximadamente 1kg de CO2 que seria emitido na atmosfera.

O CO2 produzido nos processos industriais é um dos gases mais nocivos à camada de ozônio e provoca o aumento do efeito estufa. Só em terras brasileiras, se produz cerca de 70 milhões de toneladas de gás carbônico, quantidade que faz do país um dos dez maiores produtores do mundo.

Além dos materiais já citados, outras matérias-primas estão sendo testadas em pesquisas e experimentos de concreto ecológico ao redor do mundo, a fim de trazer outras novas soluções para uma construção civil mais consciente. A borracha de pneu é um desses materiais que gera um otimismo no setor.

A brita, utilizada no concreto tradicional, também pode ser trocada por materiais obtidos em demolições de construções antigas. Esta é uma substituição inteligente que não compromete a qualidade do concreto. Além disso, caixas d’água e telhas podem ser utilizadas na fabricação de produtos de fibrocimento, reduzindo o uso de cimento pela metade.