Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Pesquisa aponta que 70% dos resíduos do mar brasileiro são plástico

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) aponta que o plástico é responsável por 70% dos resíduos encontrados nos mares brasileiros.

De acordo com o estudo, realizado no ano passado, o isopor é o segundo resíduo mais presente, com participação de 10%. Os dados, divulgados no último dia 25 de março, são do projeto Lixo Fora D’Água, da Abrelpe, iniciado em 2018.

De acordo com o levantamento, os resíduos coletados nas orlas das praias têm cerca de 10% de sua origem in loco, ou seja, nas próprias praias e o restante (90%), são provenientes de outras áreas urbanas.

“Constatamos que os resíduos no mar são predominantemente itens de consumo domiciliar. E os fragmentos de plástico e isopor deteriorados, por exemplo, indicam origem distante da praia”, destaca o diretor presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

Segundo a pesquisa, em 2020 houve uma queda drástica da presença no mar de itens como bitucas de cigarro, canudos e copos descartáveis. Em contrapartida, itens como tampinhas e lacres de garrafas plásticas continuaram a ser encontrados com frequência. Outros materiais também chamaram atenção, como sacolas plásticas de comércios e supermercados, hastes flexíveis, garrafas PETs, isopor, calçados e até assentos de vaso sanitário.

Reciclar é preciso

É preciso ressaltar que todos esses resíduos encontrados no mar são 100% recicláveis e, portanto, devem ser descartados de forma correta, isto é, em lixeiras apropriadas para que cheguem às centrais de reciclagem.

Por isso é tão importante apoiar ações que promovam a reciclagem do plástico. Quando o plástico é tratado como matéria-prima ele pode ser usado para dar vida a novos produtos como como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, acessórios para automóveis, entre outros. Além disso, é possível economizar até 50% de energia com o uso de plástico reciclado.

A reciclagem também contribui para a redução de CO2 na atmosfera. Um estudo da Comissão Europeia sugere que o uso de materiais reciclados ajuda a reduzir substancialmente a pegada de carbono das embalagens plásticas. Em outras palavras, a reciclagem de plástico ajuda a mitigar o aquecimento global, pois reduz a poluição do ar.