Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

As principais causas da destruição do meio ambiente

www.istockphoto.com/photo/development-of-forest-fire-41792130

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estima que a destruição ambiental causa prejuízos de até 8 trilhões de reais por ano. Trata-se de um número alarmante e que, mesmo assim, não é capaz de expressar como os hábitos humanos — que não priorizam a preservação ambiental e o consumo sustentável — são prejudiciais à vida e ao planeta como um todo.

Principais causadores da destruição ambiental

Queimadas

Muito comum na agricultura mundial, a prática das queimadas é aplicada para “limpar” grandes áreas que serão utilizadas para o cultivo de determinadas plantas e até para a criação de gado e outras espécies que alimentam a indústria.

As queimadas são responsáveis por eliminar toda a vida existente na região, além de gerar uma quantidade enorme de gases tóxicos que contribuem para o agravamento do efeito estufa e que estão associados ao aquecimento global.

Desmatamento

A retirada de mata nativa, seja para a utilização da madeira ou para liberar áreas para a agricultura e pecuária, causa males como: destruição da biodiversidade, extinção de comunidades indígenas e de animais, processos de erosão e empobrecimento do solo, assoreamento dos rios, desertificação e desequilíbrio da cadeia alimentar.

Especialistas apontam que mais da metade de todas as florestas do mundo já desapareceu por completo devido a ação humana. Entre os reflexos deste abuso, muitas espécies animais e vegetais foram extintas.

Poluição

A poluição é a principal responsável pela degradação do ambiente. Isso porque os resíduos gerados e descartados pelas indústrias e pela própria população são os causadores de problemas como enchentes, chuva ácida, diminuição da biodiversidade, destruição da camada de ozônio, elevação da temperatura global e extinção de espécies.

Além disso, a sujeira que polui rios e ar está associada a diversas doenças alérgicas e infecciosas, bem como distúrbios hormonais, deficiências imunológicas, má formações de órgãos, infertilidade e até desenvolvimento de cânceres.