Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Você sabe o que são ilhas de lixo?

O termo “ilha de lixo” ou 7° continente como também é chamado, diz respeito a uma grande quantidade de lixo presente no Oceano Pacífico.

Depositphotos.com/anton_cheger A imensa quantidade de lixo dispensada no oceano fez surgir a chamada ilha de lixo, com mais de 700Km².

E quando falamos grande quantidade não é à toa, uma vez que são aproximadamente 4 milhões de toneladas de tipos de plástico, como garrafas e embalagens que resultam em aglomerado de 700km².

O local onde está localizado essa massa de lixo é pouco trafegado, por isso, muitas pessoas não sabem da existência desses resíduos. Além de que os grandes preocupados com esse cenário são os ecologistas e cientistas.

Esse triste cenário é resultado de ações humanas, uma vez que o lixo presente no oceano é o mesmo que foi jogado um dia na areia da praia e foi levado, posteriormente, pela corrente marítima. Vale lembrar ainda que uma parcela desse lixo também é proveniente de embarcações em alto mar.

Veja abaixo algumas consequências causadas pela presença desses resíduos no mar:

  • Ameaça à vida marinha – O lixo pode ser confundido pelos animais por alimentos e uma vez engolidos podem prejudicar o sistema digestivo ou mesmo matar
  • Além disso, esses materiais podem se prender nos animais e prejudicar sua locomoção.
  • A navegação e as atividades pesqueiras são prejudicadas
  • Turismo local pode diminuir em conjunto com as receitas advindas dele
  • Os custos com limpezas aumentarão
  • A água é contaminada
  • Os peixes que fazem parte da alimentação humana são contaminados

Vale citar que certa parcela do lixo pode retornar à costa de algumas ilhas o que pode prejudicar a vida de outros animais. Podemos citar como exemplo as Ilhas Midway que se localiza entre o Havaí e Tóquio e foi um local que infelizmente foi destino de uma parcela de lixo presente no oceano.

Por isso, é importantíssimo conscientizar a população quanto ao perigo de se jogar lixo nas praias e diretamente no mar.