Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Empresa cria óculos de sol com plástico retirado dos oceanos

A empresa norte-americana Norton Point desenvolveu uma linha de óculos de sol com PEAD (Polietileno de Alta Densidade) retirado dos oceanos. Como resultado, eles desenvolveram um produto de alta qualidade, muito bem projetado, com modelos que harmonizam em rostos masculinos e femininos.

O PEAD é um plástico bastante utilizado pela indústria, principalmente para a produção de embalagens de leite, suco, produtos de limpeza, shampoo, condicionador, entre outras. Quando resolveu produzir óculos de sol utilizando o PEAD retirado dos mares, a Norton Point desejava mais do que simplesmente desenvolver um acessório de moda.  

Além de contribuir para dar um melhor destino ao plástico retirado dos oceanos, eles também se comprometeram com algumas metas de responsabilidade socioambiental: para cada produto vendido, a Norton Point retira um quilo de plástico do oceano e também destina 5% de seu lucro líquido para as práticas globais de limpeza, educação e remediação, para organizações como a  Ocean Conservancy.

A empresa fica em Martha’s Vineyard, uma ilha na costa nordeste dos Estados Unidos, no estado de Massachusetts, mas o plástico que utiliza vem do Haiti, uma bela ilha do Caribe que sofre com a poluição, tanto pela falta de instalações de reciclagem adequadas como também porque as correntes oceânicas empurram incansavelmente os resíduos plásticos de outras localidades para as suas praias.

Dinheiro jogado no mar

Estima-se que 8 milhões de toneladas de plástico entrem anualmente nos oceanos do planeta, causando impactos terríveis para a vida marinha. Além disso, calcula-se que estes plásticos que ficam boiando nos mares possam valer mais de 80 bilhões de dólares – uma quantia considerável que poderia ser empregada em benfeitorias para muitas pessoas.

Sob todos os aspectos, lixo no mar é uma prática inaceitável e é por isso que modelos de negócios como os do Norton Point, são tão esperançosos. Eles nos mostram que existe uma saída rentável para este problema, e que ainda pode melhorar o mundo, ao invés de contribuir para sua destruição.

O plástico adquirido pela empresa é comprado através do Plastic Bank, uma empresa de viés social que transforma a coleta de lixo plástico em uma fonte valiosa de renda para muitas pessoas. Empresas como a Norton Point pagam 10 vezes mais por esse plástico retirado dos oceanos do que pagariam pelo plástico virgem, no entanto, ao adquirir este material elas contribuem para gerar valor econômico e social, em locais onde isso não seria possível.

Os óculos de sol custam entre US$ 89 e US$ 129 e mais informações podem ser obtidas no site da loja.