Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como descartar copos e garrafas de vidro quebrados?

Grande parte dos vidros podem ser reciclados. No entanto, o fato desse resíduo poder ser transformado em novos objetos, não significa que ele possa ser descartado de qualquer maneira. Quando um copo cai no chão e se quebra, temos que tomar todo o cuidado na coleta e no descarte, para que esse resíduo não fira ninguém.

E isso pode ser alcançado, se estas simples etapas forem seguidas:

  • Qualquer objeto de vidro quebrado, deve ser colocado em uma caixa ou embrulhado em várias folhas de jornal antes de ser colocado na lixeira. Isso garante a segurança de qualquer pessoa que manipule o vidro quebrado e impede que os sacos plásticos se partam.
  • Use uma identificação na caixa ou na embalagem de que ali contém “vidro quebrado”. Desta forma, as pessoas que trabalham separando os recicláveis tomarão cuidado ao manusear a embalagem.
  • Você também pode prender o vidro com fita adesiva para evitar acidentes. Quebre cuidadosamente pedaços de vidro maiores para que possam ser selados ou embalados adequadamente.

Quais as vantagens em reciclar o vidro?

São muitas! O vidro possui um benefício ambiental simples, por ser um dos materiais mais fáceis de reciclar. Este material é aceito praticamente por todos os programas de reciclagem disponíveis no Brasil, além disso, cada tonelada de vidro reciclado economiza mais de uma tonelada das matérias-primas necessárias para criar um novo vidro.

Quando enviado para a reciclagem, o vidro não se perde durante o processo. Isso garante que 100% do resíduo seja reaproveitado – e sem perder a qualidade.

Uma garrafa de vidro enviada para um aterro, por exemplo, pode levar até cinco mil anos para se decompor. Por outro lado, pode levar apenas 30 dias para ser reciclada e dar vida a um produto novinho em folha. Segundo a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), a reciclagem do material no Brasil movimenta aproximadamente R$ 120 milhões por ano.