Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Confira o que são produtos biodegradáveis

www.istockphoto.com/photo/recycled-paper-recycling-concept-12578143

É considerado como “biodegradável” todos os produtos que apresentam decomposição rápida, ou seja, em comparação aos produtos industrializados tradicionais, os biodegradáveis são absorvidos rapidamente pela natureza, causando menos impactos ambientais e menores danos a rios, solo, ar e florestas.

Para que isso aconteça, os produtos biodegradáveis são fabricados com agentes biológicos naturais e orgânicos, que se degradam mais facilmente no meio ambiente. Um bom exemplo de produto deste tipo é o detergente biodegradável, que apresenta ação bacteriana que facilita sua decomposição. Trata-se de um produto que possui oxidação acelerada graças às colônias de bactérias que vivem na água.

Vale lembrar que, em geral, produtos de limpeza são muito agressivos ao meio ambiente, uma vez que são fabricados com derivados de petróleo e poluem seriamente rios e lagos quando descartados incorretamente. Por isso, sempre vale a pena ler a embalagem do produto para verificar se ele é biodegradável ou não, optando sempre pela alternativa que preserva a natureza.

Na indústria, um produto que vem ganhando cada vez mais espaço é o plástico biodegradável, produzido a partir do óleo vegetal. Trata-se de uma solução essencial para a preservação ambiental, uma vez que a sociedade consome uma quantidade enorme de plástico, sobretudo em embalagens e sacolas.

Benefícios da utilização dos produtos biodegradáveis

A preservação ambiental é o mais importante benefício da utilização de produtos biodegradáveis. A rápida decomposição dos produtos biodegradáveis impede que muito lixo se acumule na natureza, reduzindo a contaminação em rios, matas e ar. Com menos produtos se acumulando na natureza, mais saudável é o ecossistema.