Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba o que é impacto ambiental positivo e negativo

www.flickr.com/photos/just1snap/8521722630

Quando se fala em impacto ambiental, a maioria das pessoas imediatamente pensa em algo ruim. Entretanto, isso nem sem sempre é verdade, uma vez que o Sistema Ambiental Brasileiro considera que a palavra “impacto” faz referência ao resultado das ações que podem modificar o ambiente, seja de maneira positiva ou negativa.

Vale destacar que todas as ações do homem geram impactos de variados graus e tipos: o negativo, bastante conhecido, diz respeito à emissão de poluentes, despejo de resíduos nocivos e outras modificações prejudiciais ao meio ambiente. Os impactos positivos, por sua vez, estão relacionados a programas de preservação.

Toda ação que compreende uma modificação no ambiente, a fim de preservá-lo, pode ser considerada de impacto positivo. Obras de revitalização, recuperação de matas, replantio de árvores, limpeza de rios e empreendimentos que criam espaços verdes em meio a grandes centros urbanos são alguns exemplos desse tipo de impacto ambiental.

Para prevenir o excesso de modificações ambientais, a Legislação Ambiental Brasileira determina algumas medidas que visam minimizar as consequências dos impactos negativos. As medidas mitigadoras são aquelas realizadas juntamente com a execução da ação: construir uma casa utilizando produtos ecologicamente corretos, por exemplo.

As medidas compensatórias, por sua vez, são adotadas quando não é possível minimizar o impacto ambiental diretamente na fonte causadora. Para compensar o dano causado, é realizado outro empreendimento que seja benéfico para o ambiente. É o caso do reflorestamento, que visa compensar as consequências do desmatamento.

Confira alguns exemplos de impacto ambiental negativo que pode ser facilmente evitado no cotidiano:

  • Gasto descontrolado de energia elétrica;
  • Desperdício de água (seja no banho, lavando roupa, escovando os dentes, fazendo a barba, entre outras possibilidades);
  • Utilização de artigos que não são biodegradáveis;
  • Desperdício de alimentos e bebidas;
  • Gasto excessivo de papel.