Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça os principais tipos de logística reversa praticados no Brasil

https://www.istockphoto.com/br/foto/recycling-gm636022030-112590091

A manutenção da relação entre as pessoas e o consumo de materiais é, sem dúvidas, um dos maiores desafios dos líderes mundiais para garantir um futuro mais sustentável para o planeta. Nesse sentido, a logística reversa se destaca como uma das ações fundamentais para garantir o descarte correto e a reciclagem de materiais.

Mais do que gerar economia de custos e melhorar a imagem corporativa das marcas — que demonstram preocupação com o meio ambiente —, a logística reversa é fundamental pois está relacionada à uma grande redução no volume de matéria desperdiçada, o que beneficia não apenas as empresas, mas contribui positivamente para o meio ambiente como um todo.

Cada vez mais, o conceito de logística reversa tem se desenvolvido comercialmente, fortalecendo-se com base na utilização de embalagens retornáveis, coletas seletivas e outras atividades.

No Brasil, alguns materiais específicos têm chamado a atenção do setor, apresentando um leque com diversas opções de reaproveitamento que podem ser estrategicamente escolhidas pelas empresas. Confira abaixo alguns exemplos de logística reversa mais praticados no País:

Tipos de logística reversa mais praticados no Brasil

Pós-consumo

Este é o “canal reverso” mais comum, e a embalagem descartável aparece como um dos principais produtos desta categoria, já que o sistema prioriza a revalorização e reciclagem dos seus materiais. Este modelo tem início com base no conceito de ciclo de vida útil do produto — que, no caso de uma simples sacola plástica de mercado, pode ser reutilizado em casa para fazer o descarte lixo doméstico.

Pós-venda

O sistema logístico de pós-venda está relacionado com produtos que, geralmente, não atenderam às expectativas de seus consumidores ou pouco foram reaproveitados. Nele, existem duas subcategorias que caracterizam seu processo:

  • E-commerce: na maioria das vezes, a mercadoria não era aquilo que o usuário esperava, e sua utilização perde um pouco do sentido. Para isto, a logística reversa entra com o papel de fazer com que a empresa recupere seu produto, fazendo o recolhimento de sua embalagem individual para poder reaproveita-la em uma nova compra;
  • Varejo: neste caso, os consumidores costumam cancelar a aquisição por arrependimento (não utilizou o produto, não compreendeu o manual, escolha errada de modelo, entre outras opções), e o processo de retorno do produto à empresa é pensado para recuperação total.

Reuso

Na modalidade de reuso, os leilões aparecem como um exemplo muito válido. Isto porque as empresas estruturam sistemas de logística reversa pensando em uma nova venda do produto. Automóveis, livros, móveis, dentre outros equipamentos usados, estão na lista de materiais que integram este modelo.

Engenharia reversa de produtos inservíveis

A engenharia reversa de produtos inservíveis é um processo que permite a separação dos componentes de determinado produto ou embalagem, possibilitando a completa reciclagem dos materiais.