Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Descubra o que fazer com vidro de desodorante spray vazio

Apesar de se tratar de um material com propriedades 100% recicláveis, boa parte das embalagens de vidro de perfumes e desodorante spray acabam sendo descartadas junto ao lixo comum. O que pensando em termos ecológicos não é correto, pois segundo dados da UNICEF calcula-se que o material leve cerca de 4 mil anos para se decompor na natureza, além de apresentar perigo para quem os recicla – já que o vidro quando é quebrado se transforma em pequenos pedaços cortantes.

O descarte inadequado desses resíduos ocorre por muitos motivos, entre eles estão a falta de atenção na separação dos lixos, descaso, falta de conhecimento e até ignorância. Entretanto, existem meios simples e acessíveis para a finalização segura desse tipo de material, o que contribui com o meio ambiente, além de eliminar o risco de acidentes e gerar benefícios econômicos às empresas.

Descarte correto

Com o conceito de logística reversa, os vidros de desodorante spray e perfumes podem ser descartados por meios alternativos. Um deles é levar a embalagem vazia direto ao fabricante ou comercializador. Algumas perfumarias, farmácias, mercados e as próprias lojas de perfume, contêm um sistema para coletar esse material para retornar às empresas que produzem a matéria-prima.

Outra alternativa para realizar o descarte correto, é se informar. Verifique se o seu bairro disponibiliza Ecopontos na sua região: o lugar é um espaço da prefeitura local e contém estrutura para realizar o descarte adequado destes recipientes. Esteja atento também a catadores independentes de lixo reciclável, pois segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), eles são responsáveis por arrecadar 90% do lixo reciclável no Brasil.

Uma outra alternativa também é usar a criatividade para o descarte. Após a higienização, esses recipientes podem ser reutilizados para dar origem a objetos de decoração e de utilidades, como: vasos de plantas, suporte de canetas, luminárias, porta sabonete, recipiente de armazenamento em geral entre outros. Em todos os casos, o meio ambiente agradece a reutilização de materiais que poderiam estar poluindo a natureza de diversas formas.