Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Separar o lixo corretamente: ato que faz toda a diferença!

A preservação do meio ambiente conta com grandes aliados: os coletores de resíduos, muitos deles que passam pelas ruas com seus carrinhos de mão, recolhendo os materiais descartados.

O trabalho tão importante poderia ser facilitado se os resíduos fossem separados corretamente pela população e, para isso, é preciso haver uma intensa ação de conscientização, já que muita coisa considerada lixo pode ser reaproveitada.

Na capital paulista, segundo dados da prefeitura, apenas 7% do lixo coletado é reciclado, número que poderia ser ainda menor se não fossem esses trabalhadores que, de maneira autônoma ou em grupos, transformam em dinheiro tudo o que parecia não ter mais utilidade, recolhendo, separando e vendendo o que seria descartado.

O primeiro passo dessa atuação, porém, deve começar em cada casa, no momento do descarte de resíduo: é preciso separar o lixo comum do reciclável (papel, plástico, vidro e metal).

Passo seguinte

Se o seu município possui serviço de coleta seletiva, todo o material separado é coletado e levado para galpões onde estão instaladas cooperativas de catadores cadastradas na prefeitura.

Lá, os resíduos são colocados em uma bancada, onde os agentes farão a separação do que é possível reciclar.

Em algumas cooperativas, o trabalho é mecanizado. Uma máquina rasga sacos e, em uma esteira, o material vai para uma peneira giratória, chamada trommel, que separa os objetos de acordo com o tamanho.

Um separador balístico discrimina o resíduo por volume e sensores óticos separam por tipo de material (papel branco, colorido, embalagens, entre outros).

Mais uma vez, os materiais vão para esteira e os agentes fazem a última triagem. Em seguida, itens do mesmo tipo são unidos, prensados e estão prontos para serem vendidos e servirem de matéria-prima para originar novos produtos.


Vale lembrar

A separação correta dos resíduos faz toda a diferença na preservação do meio ambiente. Vale lembrar os itens que podem ser reciclados:

Plástico: Garrafas PET, embalagens, copos, pratos e talheres de plástico e canudos.

Vidro: garrafas, copos, potes, frascos.

Papel: Jornais, revistas, panfletos, papelão e papéis que não estejam sujos.
Metal: Latas, ferragens, arames, panelas e tampas de iogurte.