Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é reciclagem de resíduos sólidos?

https://pt.depositphotos.com/29831007/stock-photo-recycling-together.html

No universo da reciclagem e do reaproveitamento, muito se fala de resíduos sólidos. Mas você sabe quais materiais entram nessa categoria? Os resíduos sólidos consistem em partes e restos sólidos ou semi-sólidos, derivados de atividades humanas ou não.

Isso significa que, mesmo que aparentem ser apenas restos sem utilidade para a atividade onde foram gerados, podem virar matéria-prima para outras atividades. Alguns exemplos bem claros desse tipo de resíduos são os gerados em nossas casas, que periodicamente são recolhidos pelo serviço de coleta municipal; os resíduos de varrição de praças e locais públicos; entulhos e até sobras de poda de árvores.

Para que os resíduos sólidos sejam devidamente diferenciados deve-se conhecer sua origem, seus constituintes e características. Após isso, serão enquadrados de acordo com as seguintes categorias:

  • Origem: resíduos hospitalares ou de serviços de saúde, domiciliares, agrícolas, comerciais, industriais, entulhos, etc.
  • Tipo: resíduos recicláveis como papel, plástico, metal, alumínio, etc. e resíduos não recicláveis.
  • Composição química: resíduos orgânicos como restos de alimentos, folhas, esterco, etc. e inorgânicos como vidros, plásticos, borrachas, etc.
  • Periculosidade: resíduos perigosos que podem apresentar inflamabilidade, corrosividade, reatividade, etc. e os não perigosos.

Coleta seletiva e reciclagem

Muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos. Mas, ao mesmo tempo, muitos também são formados por materiais recicláveis e podem voltar à cadeia produtiva como matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

Além de contribuir com o meio ambiente e, consequentemente com o planeta, o importante processo da coleta seletiva e reciclagem gera renda para trabalhadores e de lucro para empresas.

Para que isso aconteça, é preciso que as cidades pratiquem um bom sistema de coleta seletiva e que a população se conscientize e faça sua parte. Afinal, ao separamos os resíduos já em nossas residências, promovemos os primeiros passos para uma destinação adequada desse lixo.