Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Resíduos que são transformados em produtos incríveis!

Uma das melhores maneiras de proteger o meio ambiente é reciclar. Confira neste artigo três iniciativas que reaproveitam resíduos que seriam descartados no lixo de forma criativa e muito eficiente.

A reciclagem é uma técnica maravilhosa pois, através dela, permite-se que resíduos que seriam descartados dêem vida a novos produtos, contribuindo para a conservação dos recursos naturais.

Por isso, os pesquisadores vêm encontrando muitas saídas para materiais que pareciam não ter solução e que, ao invés de ocupar espaço nos aterros ou poluir os mares, são transformados em itens bastante úteis para o nosso dia a dia.

Conheça algumas dessas inovações e inspire-se!

  • Roupas feitas com redes de pesca

A gente nem imagina, mas todos os anos mais de 600 mil toneladas de redes de pesca se perdem pelos oceanos e permanecem vagando, prejudicando a vida marinha. A empresa italiana Aquafil sensibilizou-se com esta questão e desenvolveu uma fibra, a partir destas redes de pesca, e outros resíduos de nylon retirados de oceanos e também de aterros sanitários em todo o mundo. Além de ser uma solução que reduz os resíduos do meio ambiente, o nylon regenerado Econyl também contribui positivamente para as mudanças climáticas, pois para cada 10 mil toneladas de matéria-prima recuperadas para a produção do fio, 70 mil barris de petróleo bruto são poupados, evitando a emissão de 57 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²). Muitas empresas vêm adquirindo o nylon reciclado para a produção de roupas de praia, bolsas, roupas esportivas, meias etc.

Foto: Divulgação
  • Recipientes para avião feitos com materiais biodegradáveis

Viajar de avião é uma das atividades que mais gera impactos ambientais, afinal, cada passageiro responde pela emissão de 285 gramas de CO² por quilômetro. Por isso, toda ajuda que contribua para reduzir este impacto é muito bem-vinda! E uma dessas inovações vem do estúdio de design PriestmanGoode, com sede no Reino Unido. Eles criaram bandejas e recipientes para alimentos que podem ser usados ​​em voos comerciais, feitos a partir de materiais biodegradáveis. A bandeja reutilizável é uma mistura de grãos de café e cascas. Os recipientes descartáveis, como pratos, talheres e copos, são feitos de farelo de trigo. O estúdio criou até cápsulas de algas para armazenar leite e outros molhos. As inovações ainda não fazem parte da realidade das companhias aéreas. Por enquanto trata-se de um projeto para elevar a conscientização sobre a quantidade de resíduos que são gerados durante as viagens aéreas e repensar novas formas de lidar com isso.

Foto: Divulgação
  • Óculos reciclados e biodegradáveis

Imagine só poder colocar os óculos para a compostagem, quando eles não te servirem mais? Esta é a proposta da empresa ucraniana Ochis Coffee, que desenvolveu um par de óculos de sol 100% biodegradável. A estrutura do acessório é feita a partir de borra de café e linho, que se unem para formar um biopolímero natural. A empresa diz que isso permite que a armação se decomponha 100 vezes mais rápido que os óculos comuns. As lentes são fabricadas com algodão reciclado e, por isso, tornam-se totalmente biodegradáveis, levando apenas 10 anos para se decompor no solo ou na água, servindo como fertilizante para as plantas. Os óculos estão disponíveis em dois modelos diferentes e custam a partir de 89 euros.