Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Sacolas de papel podem ser piores para o meio ambiente

Muitos comércios estão banindo o uso de sacolas plásticas por acreditarem que se trata de uma ação positiva para o meio ambiente. No entanto, pesquisas realizadas pela Agência Ambiental do Reino Unido descobriram que a produção de sacolas de papel requer bem mais matérias-primas e energia (além de gerar mais resíduos) do que a produção de sacolas plásticas.

Cerca de 14 bilhões de árvores são cortadas anualmente para a produção de embalagens de papel, enquanto as de plástico são subprodutos feitos a partir do refino de petróleo. É também preciso quatro vezes mais eletricidade para produzir um papel – em comparação ao plástico. Além disso, a produção de sacolas de papel emite 70% a mais de poluentes na atmosfera e 50% a mais de poluentes na água do que o seu equivalente em plástico.

Reduzir e Reciclar ainda são os melhores caminhos

Não pense que essas informações nos deixará a vontade para consumir sacolas plásticas a vontade. Para um uso sustentável e responsável dessa substância, é preciso que aprendamos a reduzir e reciclar. Senão, nada feito!

Globalmente, produzimos cerca de 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, o que a ONU equivale ao peso de toda a população humana. Apenas uma pequena parte disso é reciclada. Quase 80% está simplesmente se acumulando ao nosso redor, como lixo em nossas ruas, em lixões e em nossas águas.

Dependendo do tipo de produto, o plástico leva até 600 anos para se decompor e ainda contamina a água que bebemos e os alimentos que ingerimos. A ONU estima que, em 2050, poderíamos ter mais plástico do que peixe em nossos oceanos e mares.

Por ser um material resistente, as sacolas plásticas também podem ser utilizadas mais de uma vez – antes de serem descartadas. Elas podem ser usadas em lixeiras, para guardar alimentos na geladeira ou freezer, para ir ao supermercado (deixe algumas no carro, afinal, elas podem servir para carregar as compras!) e também para fazer artesanato. Use a sua imaginação e coloque sempre o meio ambiente em primeiro lugar!