Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba como fazer o descarte de documentos

https://www.flickr.com/photos/wayneandwax

A realização de descarte de documentos tem como finalidade principal a destruição daqueles documentos que já não apresentam mais qualquer valor funcional ou histórico, sendo considerados, portanto, inutilizáveis.

Atualmente, são muitos os documentos que utilizamos para as mais variadas funções, todavia, todos eles contem um prazo de validade, sendo assim necessitam ficar guardados por um período mínimo para utilização em qualquer momento comprobatório.

Dessa forma podemos imaginar, com base na quantidade de documentos que portamos em nossas próprias residências, a enorme quantidade de documentos que se acumulam em escritórios, empresas, departamentos públicos e indústrias de todo o mundo.

Apenas como curiosidade, você sabia que alguns documentos que recebemos todos os meses, como as contas de luz e água, devem ficar guardados por um período mínimo de cinco anos?

Já outros tipos de documentos, como os recibos de pagamento de condomínio, não devem ser eliminados ou descartados pelo período em que o locatário estiver locando o imóvel.

De acordo com o PROCON, documentos como as faturas de cartão de crédito, por exemplo, devem ser guardadas por um período mínimo de um ano para eventual utilização em caso de problemas judiciais ou similares.

De uma maneira geral, manter nossos documentos armazenados em local seguro e organizado, e por todo o período de validade nele especificado, é uma ótima maneira de se resguardar e evitar eventuais problemas que por ventura possam acontecer, como, por exemplo, ser acionado na justiça por ações que necessitem de determinado documento comprobatório ou ser cobrado por terceiros por pagamentos ou faturas que já foram realizadas.

Além disso, vale ressaltar que documentos contêm informações e dados pessoais importantes e sigilosos, e que, caso caiam nas mãos de golpistas ou pessoas mal-intencionadas, podem causar muitos prejuízos financeiros ou mesmo grandes danos morais.

Portanto, jamais descarte documentos diretamente no lixo sem antes torná-los ilegíveis. Primeiramente utilize um triturador de papel para triturar o documento, após isso, como grande parte dos documentos são feitos à base de papel, destine-os corretamente para a reciclagem.