Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba onde descartar e fazer a reciclagem de lâmpadas fluorescentes

https://www.istockphoto.com/br/foto/poupan%C3%A7a-energ%C3%A9tica-de-l%C3%A2mpadas-gm488989200-74476761

Há um tempo que as lâmpadas fluorescentes se tornaram a opção preferida dos brasileiros, uma vez que são mais econômicas e sustentáveis. A tendência é que essa predileção só aumente nos próximos anos, já que a utilização deste tipo de lâmpada é capaz de reduzir a conta de luz de residências e negócios, além de apresentar maior durabilidade.

Ao mesmo tempo em que as lâmpadas fluorescentes oferecem uma enorme praticidade para os consumidores, elas carregam um problema que merece preocupação: o descarte adequado e a reciclagem de lâmpadas fluorescentes. Isso porque esse produto possui um metal considerado muito tóxico, o mercúrio, o que torna seu descarte um tanto complicado.

Quando descartadas em aterros sanitários, sem passar por um processo de descontaminação de lâmpadas fluorescentes, esses materiais podem contaminar a água e o solo com componentes químicos indesejados. Além disso, essa contaminação pode ser absorvida por outros organismos, como animais aquáticos e plantas, que acabam colocando todo o ecossistema em risco.

Onde descartar lâmpadas fluorescentes?

O descarte e a reciclagem de lâmpadas fluorescentes devem ser feitos em locais especializados, que ficam responsáveis por tirar o componente químico que há dentro dos produtos. Ao eliminar o mercúrio das lâmpadas fluorescentes, elimina-se também o risco de contaminação ambiental.

Portanto, evite ao máximo descartar este tipo de produto juntamente com o lixo comum, de modo a impedir que as lâmpadas acabem em aterros normais. O ideal é que elas sejam levadas para lugares adequados.

Cuidados ao descartar lâmpadas fluorescentes

É preciso ter alguns cuidados com o uso das lâmpadas fluorescentes, principalmente se alguma unidade quebrar. Isso porque, quando as lâmpadas fluorescentes quebram, elas acabam liberando o mercúrio no ar, o que pode prejudicar a saúde de quem está por perto.

Portanto, caso alguma dessas lâmpadas queime em sua casa, o primeiro cuidado que você deve tomar é fazer com que circule ar pelo local. Para isso, abra todas as janelas e portas do lugar e saia dele por cerca de 15 minutos. Após esse período, colete os cacos de vidro e embrulhe em papel ou jornal antes de colocá-lo em sacolas.

Vale ressaltar que, ao pegar o material quebrado, é recomendável que você esteja usando luvas para evitar contato direto. Por fim, passe um pano umedecido para retirar completamente qualquer pequeno resíduo que possa ter ficado no chão. Tenha certeza de que a sacola foi fechada completamente para evitar que o mercúrio liberado se evapore pelo ar. Caso haja necessidade, jogue todo o material dentro de uma segunda sacola ou saco de lixo e não deixe de lavar bem as mãos com sabão após todo este procedimento.