Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Saiba quais os tipos de plásticos são indicados para reciclagem

https://www.gettyimages.pt/license/637155462

A sociedade produz uma enorme quantidade de plástico, mas a reciclagem desse material ainda é muito baixa. Isso significa que uma grande parcela de todas as embalagens e produtos fabricados com plástico potencialmente reciclável acaba sendo depositada em aterros sanitários ou descartada em vias públicas, córregos, rios e oceanos.

Este é um problema que causa muitos prejuízos socioambientais, uma vez que o plástico leva centenas de anos para ser completamente decomposto na natureza. Uma garrafa PET, por exemplo, leva cerca de 100 anos para se decompor totalmente e, durante esse período, ela polui a natureza e pode colaborar para a ocorrência de enchentes e até para a morte de animais.

Tipos de plástico indicados para a reciclagem

PET

O nome técnico deste plástico é tereftalato de polietileno, destacando-se como o tipo mais utilizado e reciclado pela indústria. Em geral, as garrafas PET são usadas para envazar água mineral, refrigerantes e sucos, e as embalagens de alguns tipos de manteiga e margarina também são feitas com esse tipo de plástico.

Polietileno de alta intensidade

Muito utilizado pela indústria, este material serve para a fabricação de garrafas de suco, frascos de produtos de limpeza, xampu e condicionador, além de embalagens usadas para engarrafar leite.

Policloreto de vinila

Embora este plástico possa ser reciclado, a maioria dos recicladores não coleta e processa esse tipo de material, muito usado na fabricação de canos, cones de trânsito e alguns recipientes para alimentos.

Polietileno de baixa densidade

Amplamente utilizado para a fabricação de embalagens para produtos congelados e sacos de pão.

Polipropileno

O polipropileno é um tipo de plástico usado por indústrias da construção civil e automobilísticas na fabricação de funis, canudos e carcaças de baterias para veículos.

Poliestireno

O poliestireno é um plástico não muito comum em centros de reciclagem, embora seja um material reciclável. É usado para fabricar talheres de plástico, embalagens de brinquedos, produtos eletrônicos, espumas de embalagem.

Formas de reciclagem de plástico

Reciclagem mecânica

Neste processo, o plástico coletado do lixo ou das sobras da produção são transformados em grânulos. Esse material é usado para fabricar sacos de lixo, embalagens (não para alimentos), peças automotivas, mangueiras, entre outros itens.

Reciclagem química

A reciclagem química requer uma triagem mais fina para eliminar impurezas. O plástico é reprocessado e transformado em produtos petroquímicos. No entanto, por ser um método mais complexo e caro, exige um estudo de viabilidade econômica desse tipo de empreendimento.

Reciclagem energética

Esse tipo de reciclagem aproveita o plástico para gerar energia por meio da incineração do material, que inclui outros tipos de lixo. Essa tecnologia é utilizada em pelo menos 35 países que, juntos, incineram mais de 150 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos todos os anos.