Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Como funciona a reciclagem de garrafa pet

As garrafas de plástico são usadas ​​para empacotar uma grande variedade de coisas, desde água aos refrigerantes, e elas têm um papel onipresente na vida de muitos consumidores, juntamente com outros produtos feitos de plástico. Com a crescente conscientização das questões ambientais que envolvem os plásticos, muitas pessoas têm se interessado nos ciclos de vida desses artigos, desde a fabricação até eventual disposição em um aterro sanitário ou reciclagem.

Depositphotos.com/ibogdan A garrafas PET são transformadas em matéria-prima para a indústria.

Estar ciente do processo por trás da produção de plásticos pode incentivar os consumidores a pensar com mais cuidado sobre como usam e descartam esses produtos. Porque as garrafas de plástico são uma forma muito visível de uso de plástico, sendo alvos fáceis para o ativismo e educação.

O ciclo de vida de uma garrafa plástica começa, obviamente, com a criação do plástico. A grande maioria das garrafas é fabricada a partir de petróleo, alguns dos quais vem a partir de depósitos bilhões de anos. Certos fabricantes usam bioplásticos feitos a partir de materiais de plantas para criar suas garrafas, por pura preocupação com o meio ambiente.

Uma vez que uma garrafa pet acaba nas mãos de um consumidor final, ela tem três destinos possíveis após o seu conteúdo for consumido: podem ser reutilizadas, recicladas ou jogadas fora. Apesar do fato de que a maioria das garrafas seja feita de plástico e este plástico é muito fácil de reciclar, as taxas de reciclagem para esses frascos são realmente muito baixas, globalmente.

Na reciclagem, as garrafas são trituradas em chips que são então esterilizados e vendidos a empresas que produzem artigos feitos a partir de plástico reciclado. Esta fase do ciclo de vida pode ficar muito interessante, uma vez que estes chips de plástico podem ser utilizados para tudo, de cobertores de lã a tênis.

Em qualquer lugar do planeta entre 15-35% de garrafas de plástico fazem seu caminho para as instalações de reciclagem, dependendo da região, o restante acaba em aterros sanitários como lixo. Alguns países têm tentado resolver a taxa de reciclagem com incentivos, principalmente pelo fato de que o processo é barato e de fácil acesso.

Muitas pessoas acreditam que a reutilização, seguido de reciclagem, é o melhor caminho para a garrafa pet. Saiba que estas garrafas podem ser muito hospitaleiras para bactérias, o que pode causar um risco de saúde para as pessoas que bebem a partir delas. Após uma garrafa ter sido usada, o ideal é que a mesma seja reciclada.

E para terminar, os aterros, em geral, representam um problema grave em muitas partes do mundo, uma vez que eles contêm uma vasta mistura de itens que podem potencialmente ser reciclados, incluindo os metais preciosos, juntamente com produtos potencialmente perigosos e tóxicos.