Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

As vantagens econômicas e ambientais da reciclagem do entulho

A quantidade de entulho gerada nas construções de novos empreendimentos demonstra um enorme desperdício de material

Depositphotos.com/Cebas1 Entulhos podem ser reaproveitados como matéria-prima na construção civil.

 

Pouquíssimas pessoas sabem, mas cerca de 90% dos resíduos provenientes do mercado da construção civil podem ser reciclados. Ao reutilizá-los, eles são transformados em agregados com características extremamente semelhantes aos produtos originais e, ainda por cima, utilizam matérias-primas de baixo custo. E pensando justamente nesse benefício, hoje em dia, os interessados encontram com facilidade máquinas específicas para reciclagem de entulho, podendo reaproveitar sobras de concretos, demolições e reformas.

Inclusive, uma das vantagens econômicas e ambientais que mais chamam atenção deste processo é o fato de que o resultado da transformação do lixo será a presença de agregados como areia e brita, sendo que ambos os materiais poderão ser usados na mesma obra onde os entulhos foram produzidos.

Por conta da grande bolha imobiliária que atinge várias cidades que estão em pleno processo de expansão, a quantidade de entulho gerada nas construções de novos empreendimentos demonstra um enorme desperdício de apetrechos que são primordiais na construção civil.

Outro detalhe importante e que também merece destaque é a grande vantagem da reciclagem do entulho no aspecto ambiental, já que os resíduos que sobram das obras acabam sendo abandonados em locais impróprios, como, por exemplo, nas margens de rios, canais, terrenos baldios e mais. Esse descaso poderá causar assoreamento, bem como entupimento de bueiros e valas, causando enchentes que acabam atrapalhando a qualidade de vida nas grandes cidades.

A falta de reciclagem de entulho gera um grande desperdício de material, sendo que os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, bem como acarreta no aumento do custo final de uma obra. E para terminar, além de areia e brita, tijolos, calçamentos, canos e outros itens podem ser criados por meio da recuperação do lixo proveniente das obras.