Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Estudantes holandeses constroem carro elétrico com material reciclado

O carro, totalmente funcional, foi feito com plásticos retirados do mar, garrafas PET e lixo doméstico.

Todos os anos, a humanidade despeja 2,1 bilhões de toneladas de resíduos no planeta. Se todo esse lixo fosse colocado em caminhões, eles dariam a volta ao mundo 24 vezes. Esta informação do site TheWorldCounts sensibilizou um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda.

E para mostrar que estes resíduos podem ter um melhor aproveitamento, a equipe desenvolveu um carro feito quase inteiramente com resíduos recicláveis. O resultado é um carro elétrico de aparência esportiva, que recebeu o nome de Luca.

O chassi do Luca é feito de linho e plástico reciclado, sendo parte deste plástico retirado do oceano. Além disso, a carroceria, o acabamento, as janelas e o interior são feitos de materiais reciclados como garrafas PET e até mesmo lixo doméstico refinado.

Leve e eficiente

Luca é um carro compacto com dois motores elétricos nas rodas traseiras. O carro atinge uma velocidade máxima de 90 quilômetros por hora e um alcance de 220 quilômetros. Depois de converter essa autonomia elétrica em economia de combustível, o carro fornece uma autonomia aproximada de 180 quilômetros por litro de gasolina. Além da eficiência fornecida por seu trem de força elétrico, grande parte da eficiência de Luca vem de sua construção leve: o carro pesa apenas 360 kg, sem as baterias. As baterias têm um peso total de 60 kg, bem mais leve do que os outros carros elétricos disponíveis no mercado.

Plástico fora do oceano

O chassis do Luca é constituído por um painel sanduíche único, que os alunos desenvolveram em colaboração com várias empresas. O painel consiste em três camadas: as duas camadas externas que são feitas de uma combinação de fibras de linho e um plástico retirado do oceano, e uma camada intermediária, ou seja, um núcleo de colmeia de PET. Como o PET só pode ser reciclado dez vezes, ao utilizá-lo como peça de um veículo, o seu ciclo de vida pode ser drasticamente estendido.


A parte principal do chassi é feita de um material de base biológica, feito com linho, PET e PP totalmente reciclados. | Foto: Divulgação TU / ecomotive

E o reaproveitamento dos resíduos não para por aí. A carroceria do Luca, por exemplo, é feita de plástico ABS reciclado, um material rígido utilizado em muitos produtos como brinquedos, televisores e itens de cozinha.

Diferente dos veículos tradicionais, o Luca não recebe tinta na carroceria, e sim uma espécie de adesivo colorido (no caso, amarelo), que pode ser removido sem deixar resíduos.

Os vidros laterais e traseiros também são feitos de materiais reciclados. O processo de reciclagem dá às janelas uma tonalidade preta.

O interior também contém muito reaproveitamento de resíduos. O Luca possui dois assentos personalizados muito confortáveis, cujas almofadas são feitas de uma combinação de fibra de coco e crina de cavalo. O tecido que envolve as almofadas é feito de PET reciclado, mas tem aparência e textura de camurça.

“A equipe quis mostrar que a tecnologia sustentável pode ser atraente, utilizando resíduos como um material valioso em um carro com aparência esportiva”, diz uma das alunas da equipe, Lisa van Etten.

Com esta criação, a equipe espera conscientizar as pessoas e a indústria sobre o seu consumo e contribuir para o desenvolvimento de uma economia circular.