Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Gestão de água no ambiente corporativo

Não só as pessoas, mas também as empresas passaram a desenvolver estratégias e gestão de água para que uma crise de água não só afete o ambiente corporativo como também a sociedade. A partir dessa preocupação, as corporações adotam modelos de gestão hídrica para que o consumo esteja dentro dos padrões legais ambientais e que conserve o uso desse recurso tão importante.

Modelo de gestão hídrica

Cada empresa pode montar um planejamento básico no consumo de água. Contudo, é muito mais viável que esse modelo esteja acoplado a técnicas sustentáveis para que tanto o seu consumo quanto a preservação do recurso não sejam desproporcionais.

Regulação

Todo espaço corporativo que faz uso de água deve regularizar e informar aos órgãos ambientais vigentes sobre o uso da água em seu patrimônio. Não só como as técnicas de captação, como também os fins, meios ou não de reuso e estações de tratamento que a empresa pode ter precisam ser informados às instituições públicas relacionadas para que o cumprimento das normas públicas seja feito adequadamente.

Controle

O controle pode variar para cada empresa. Algumas podem emitir relatórios ou gráficos de consumo de água diários, semanais ou mensais a fim de fazer um balanço de como e para onde está sendo gasto a água que chega à organização. Outra forma de controle é estabelecer critérios de como aproveitar a água. Uso de copos individuais, sistemas de recirculação de água, perfuração de poços artesianos, criação de reservatórios ou mesmo a implantação de uma pequena estação de tratamento hídrico são formas de controle.

Proteção

Esse é um critério que nem sempre é tão difundido num plano hídrico de uma organização. O descarte de efluentes, definições exatas sobre o que pode ser usado para um fim ou para objetivos múltiplos e o rígido seguimento das normas estipuladas pelo Código de Águas (Lei nº 10.643) e a Lei nº 9.984 da Agência Nacional das Águas (ANA) podem garantir uma proteção sobre a água, a forma de como pode ser aproveitada e evitar que leitos subterrâneos, lagos, rios e outros espaços hídricos sejam afetados.

Medidas mais sustentáveis

Muitas empresas, embora desejosas de promover esse consumo consciente, acabam tendo receio ou dando um pé atrás na hora de fazer essa gestão hídrica se tornar ainda mais sustentável. Entretanto, algumas ideias podem ser executadas de maneira simples e que vão crescendo à medida que a cultura ganhe forma e seja algo comum:

  • Mensurar o consumo de água em cada setor dentro da empresa;
  • Realizar economia hídrica através de investimentos específicos;
  • Instalação de sistemas de recirculação ou aproveitamento de água;
  • Redirecionamento da água usada para cadeias de reuso;
  • Estação de tratamento interno, com descarte adequado de resíduos e materiais nocivos;
  • Parceria com organizações especializadas em descarte de efluentes e voltadas à preservação de água.

Outras medidas podem ser implementadas com o decorrer do olhar de como a empresa se comporta com o uso de água. Quanto mais iniciativas forem sendo executadas, maior será os resultados positivos para esse bem tão precioso.