Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

O que é sustentabilidade ambiental?

pt.depositphotos.com/21384425/stock-photo-young-plant-in-hands.html

Como todos sabem, nós vivemos hoje a era da informação. Seja na televisão, no rádio, em sites ou em redes sociais espalhadas pela internet; a informação está sempre presente sendo difundida de maneira diferente e nem sempre correta nos inúmeros meios de comunicação existentes.

Um exemplo clássico da informação difundida nem sempre da maneira correta é o emprego de conceitos e termos importantes em anúncios publicitários e campanhas de marketing, que se valem apenas de alguns elementos mercadológicos de um conceito para o sucesso financeiro de algum produto ou serviço.

É o caso específico do termo “sustentabilidade ambiental”. Muito presente em nossa realidade, o termo está muitas vezes associado a produtos ou serviços de grandes empresas, que o utilizam apenas com intuito comercial, quase que banalizando a sua importância.

Na realidade, o termo “sustentabilidade ambiental” foi introduzido pela primeira vez no ano de 1987, em uma convenção de membros da ONU denominada World Commission on Environment and Development; cujo objetivo era sensibilizar e reunir países de todo o globo em prol do desenvolvimento sustentável.

Já em sua primeira aparição o termo sustentabilidade ambiental continha em sua essência a ideia da manutenção do equilíbrio ao longo do tempo.

Atualmente, o termo sustentabilidade ambiental pode ser compreendido como a habilidade de suprimento das necessidades atuais da humanidade, sem que para isso as futuras gerações tenham suas necessidades frustradas ou afetadas.

Pode se compreender mais facilmente o conceito de sustentabilidade ambiental quando percebemos que ele está profundamente ligado a aspectos culturais, econômicos, sociais e ambientais.

Ainda há de se ressaltar que a sustentabilidade ambiental não é um impedimento ao desenvolvimento, muito pelo contrário, ela ajuda a promover o desenvolvimento de uma forma com que não sejam destruídos ou mesmo minimizados os recursos do planeta. E sua eficiência está na sua capacidade de aplicação a todo e qualquer projeto, desde que seus 4 principais pilares sejam levados em consideração:

  • Economicamente viável;
  • Ecologicamente correto;
  • Socialmente justo;
  • Culturalmente diversificado.