Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Resíduos de cacau viram matéria-prima de cosméticos

Quem diria que as cascas do cacau poderiam ajudar a combater rugas!

“Alguém está vendo essa montanha de cascas no chão e toda essa sobra do fruto sendo simplesmente jogada fora?”

Essa foi a pergunta feita pelo químico Fábio Neves dos Santos durante sua visita a uma fazenda em Ilhéus para acompanhar o processo de produção de extração da amêndoa, que é a parte do cacau usada pela indústria para fazer o chocolate.

O pesquisador saiu de lá inconformado com a quantidade de resíduos gerados no processo, especialmente a casca, que representa 80% do peso do fruto, enquanto o mel e a polpa, mais 10%. O que a indústria do chocolate aproveita é apenas a amêndoa, ou seja, os 10% restantes. “A cadeia tem um desperdício altíssimo, algo muito ruim do ponto de vista ambiental. Quando presenciei isso pela primeira vez, só conseguia pensar que os resíduos certamente poderiam se transformar em outros materiais, com novas aplicações”, disse.

Descoberta que gerou frutos

Fábio voltou para sua cidade natal decidido a encontrar uma forma de reutilizar esses restos descartados pela agroindústria. E encontrou! Ele descobriu nos resíduos compostos bioativos, altos teores de vitamina C, proteínas, peptídeos, lignina, celulose e minerais – como cálcio, ferro, magnésio, manganês, sódio e zinco. E o melhor: tudo biodegradável. Um prato cheio para a produção de cosméticos naturais!

E foi assim que o químico fundou a startup Cacaus Biocosmeticos, que nasce com a promessa de desenvolver uma nova geração de cosméticos biodegradáveis, antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios associados ao mel de cacau.

A startup já elaborou um creme facial e uma loção corporal hidratante à base de resíduos do cacau que estão em fase inicial de comercialização, depois que resultados de testes indicaram que o mel de cacau não causa irritação cutânea e ainda promove a regeneração celular. O plano seguinte é dar início à produção em larga escala, tendo como principais parceiros os produtores baianos de cacau, que poderão ter uma fonte de renda extra a partir da venda dos resíduos de seu processo produtivo, que tinham a lata do lixo como destino certo. A Cacaus Biocosmeticos é um dos empreendimentos voltados à biodiversidade selecionados para fazer parte da 2ª Edição do Programa ECI+Biomas do Mercado Livre. Essa iniciativa, realizada em parceria com a Giral – consultoria de negócios de impacto, vai apoiar a comercialização e a digitalização dos negócios da startup, abrindo caminho para que seus produtos sustentáveis possam para mais e mais consumidores em todos os cantos do Brasil!

Fontes: The Greenest Post | Cosmetic Innovation | Net Zero | Cacaus Biocosméticos