Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça as vantagens em adotar um sistema de energia solar

Você sabia que uma hora de incidência solar no planeta Terra pode suprir as necessidades globais de energia por um ano? Além disso, o sol é uma fonte de energia limpa, gratuita e renovável.

Mesmo com todas essas vantagens, muitos acreditam que essa fonte de energia ainda esteja fora do alcance de grande parcela da população, especialmente por conta dos custos para instalação e manutenção. No entanto, atualmente existem muitas empresas que vêm tornando esse sistema mais acessível, seja para o uso do sol no aquecimento de água ou como conversão da luz em eletricidade.

Como funciona?

A energia fotovoltaica, ou seja, aquela que capta a luz do sol e a converte em energia elétrica, pode ser aplicada tanto para uso doméstico como empresarial. Para isso, placas com células fotovoltaicas são instaladas sobre os telhados e, através de um inversor, a energia solar é convertida em energia elétrica, podendo ser enviada para o quadro de luz da casa ou do prédio.

O sistema é projetado para que haja uma produção excedente de energia. Assim, o que não for consumido, será injetado na rede da concessionária gerando créditos para serem utilizados à noite, por exemplo, quando não há sol.

Já o aquecimento solar de água segue a mesma lógica, porém, as placas são feitas de vidro com tubulações de cobre, além disso, é necessário um reservatório térmico (chamado de Boiler) para armazenar a água quente.

O calor do sol, captado pelas placas, é transferido para a água que circula no interior das tubulações. A vantagem deste sistema é ele pode contribuir para reduzir entre 30% e 40% o consumo de energia elétrica de uma residência.

Para compreender melhor as vantagens em adotar um sistema de energia solar, enumeramos seis motivos que mostram porque essa energia é mais vantajosa do que outras:

  • Baixo impacto ambiental

A geração de energia fotovoltaica emite entre 92% e 96% menos gás carbônico do que combustíveis fósseis ao longo de sua vida útil, que é de aproximadamente 30 anos, compensando a pegada ambiental gerada em sua construção em comparação a outras fontes de energia.

  • Renovável

A energia solar é uma fonte inesgotável e gratuita. Ela se renova diariamente com o nascer do sol, ao contrário de outras fontes não renováveis, como ​por exemplo combustíveis fósseis, carvão e energia nuclear. Além disso, o Brasil possui um potencial gigantesco para se aproveitar, pois o índice de irradiação solar é viável e constante em praticamente todo o território.

  • Mais econômica

A redução de gastos com as tarifas cobradas pelas concessionárias de energia é um dos fatores que mais motivam para o investimento nesse sistema de energia. A energia solar pode gerar uma economia que varia entre 50% e 95%. Especialistas dizem que o investimento se paga em cerca de sete anos, pela economia com o corte de custos.

  • Exige baixa manutenção

A maioria dos sistemas de energia solar disponíveis no mercado não requer muita manutenção. Os painéis solares residenciais geralmente necessitam de apenas uma limpeza duas vezes por ano. Além disso, os fabricantes de painéis solares geralmente fornecem garantias longas de seus produtos.

  • IPTU Verde

É possível solicitar o IPTU verde para quem investe neste tipo de energia. Trata-se de um programa que aplica descontos para contribuintes que adotam práticas sustentáveis em sua propriedade. Não são todos os municípios contam com este benefício, mas os que possuem oferecem descontos que podem ir de 5% até a isenção total do imposto. Verifique se o seu município conta com um decreto que garanta o benefício.

  • Não depende de condições climáticas

No Brasil, mais de 60% da energia tem origem em hidrelétricas e são dependentes do regime de chuvas e dos níveis dos reservatórios. Produzir sua própria energia significa estar menos vulnerável às condições climáticas e preços impostos pelo governo.