Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Prevenção de doenças no inverno

O inverno é uma estação conhecida muitas vezes por ser aconchegante, e é considerada a época mais charmosa do ano. Porém, também é considerada popularmente como a estação das doenças, pois com o frio intenso as pessoas preferem ficar em ambientes mais fechados, onde circulam menos ar.

Por conta dessa aglomeração a transmissão e a proliferação de vírus e bactérias é mais recorrente. Sabemos que no frio o exercício de algumas atividades é mais difícil, mas podem ser cruciais para uma melhor qualidade de vida, não apenas individual, mas também coletiva. Entre as doenças de inverno mais comuns estão: gripe, pneumonia, amigdalite, resfriados, bronquite, rinite, entre outras, e pequenas atitudes podem te ajudar a manter seu corpo saudável, e livre de mal-estar.

Por conta destes fatores, nós da Dinâmica Ambiental resolvemos trazer algumas dicas simples para a prevenção dessas doenças típicas da estação mais fria do ano:

  • Hidrate-se. Em muitas regiões do país o inverno tende a ser uma estação seca, com escassez de chuva, por conta disso surgem doenças muitas vezes concentradas nas vias aéreas. Você pode colocar bacias com água, ou toalhas molhadas, para umidificar o ambiente, esta pequena ação pode ser um agente preventivo contra bronquite, alergias, rinite e outras.
  • Não tome banhos muito quentes. O calor que impregna na pele pode desenvolver o surgimento de micoses, e fungos. Para ajudar use roupas de algodão que absorvem a umidade pode prevenir doenças como Pitiríase.
  • Alimente-se bem. É recorrente as pessoas no inverno, se alimentarem de comidas mais calóricas e gordurosas, com o intuito de se esquentarem, e acabam se esquecendo de alimentos como vegetais e frutas.  Estes alimentos contêm antioxidantes, minerais e inúmeras vitaminas, que ajudam no sistema imune, ou seja, é um agente direto para a prevenção de doenças.
  • Aqueça a garganta. Esta parte do corpo pode ser diretamente afetada pela baixa temperatura, causando dores e inflamações, e está diretamente ligada aos resfriados, que é a doença mais comum nessa estação do ano. O uso de cachecóis, e a ingestão de chás são ações indicadas para manter sua garganta em uma temperatura amena.
  • Exercite-se. No frio é mais difícil saímos para atividades ao ar livre, ou ter a disposição para praticar exercícios físicos, porém são ações que mudam, e melhoram a nossa qualidade de vida em qualquer estação do ano. Mas falando do frio, as atividades auxiliam a eliminar toxinas que afetam o sistema respiratório, ou seja, combatem doenças como bronquite.
  • Vacine-se contra gripe. Com o frio as pessoas tendem a ficarem mais juntas e aglomeradas, ou seja, a transmissão de vírus como o da gripe, se torna muito mais fácil. Para se prevenir mantenha sua vacina em dia.

Mostramos que com dicas simples e rápidas, você pode aproveitar o aconchego, e o charme do inverno, mas sempre se mantendo saudável.