Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
telhado verde

Telhado verde: beleza e sustentabilidade

Você já ouviu falar em telhado verde? Grandes cidades se tornaram verdadeiras caixas de concreto, especialmente os centros urbanos com seus arranha-céus, avenidas largas, engarrafamento e agitação. Por mais modernas que sejam, o visual frio dessas regiões acaba contribuindo com o estado emocional e psíquico das pessoas ali presentes. Com suas vidas corridas estão cada vez mais estressadas e sofrendo as consequências das doenças modernas.

Na contramão vem surgindo iniciativas muito especiais para não só quebrar a estética enrijecida dos prédios, como também dar sua contribuição para uma melhora do meio ambiente. Os telhados verdes, cada vez mais presentes e espalhados pelas cidades, apresentam uma estética mais bonita e agradável. Além disso, proporcionam mais oxigenação ao ambiente e ajudam a drenar a chuva, evitando a saturação das galerias de água.

O que são os telhados verdes

Os primeiros telhados verdes que se têm notícia datam do século VI a.C., mas foram desenvolvidas e implantadas técnicas mais elaboradas no século XIX. Na década de 70 estudantes universitários resgataram o telhado verde e começaram a colocar mais verde nos mais altos prédios da Alemanha.

Como a ideia trouxe beleza e se posicionou como uma solução ecológica que poderia envolver a sociedade, os telhados verdes começaram a ser incorporados em projetos arquitetônicos. É fato que a construção civil é uma as principais responsáveis por ações desmedidas contra a natureza. No entanto, vem motivando engenheiros e arquitetos a criar projetos mais sustentáveis, com o mínimo de impacto ao meio ambiente.

Casas e prédios vêm sendo projetados para criarem sua própria energia solar, assim como a reutilização da água obtida pela chuva e usar madeiras de reflorestamento. Mas é a implantação dos telhados verdes o que chama mais atenção, pelas possibilidades de reutilização de um espaço antes sem aproveitamento e que causam uma repercussão muito positiva.

Cobertura do Edifício Kiev, Porto Alegre – RS
Imagem: Marcelo Donadussi

A maior parte dos edifícios é feita com materiais que esquentam ainda mais em climas quentes. Um dos benefícios do telhado verde é proporcionar cerca de 30% mais conforto térmico no interior dos imóveis. Dessa forma, impede que esquentem muito com o sol forte ou esfriem demais em épocas mais frias. A porcentagem é relevante, especialmente quando atinge uma significativa economia de energia elétrica causada gasta pelos climatizadores de ar.

Cobertura Edifício Casa América, Floresta, Porto Alegre – RS
Imagem: Rodolpho Reis

A presença do verde nos telhados ajuda a reequilibrar a umidade relativa do ar e causam climas mais agradáveis em seu interior. As técnicas de implantação do telhado verde incluem a reutilização das águas de irrigação das plantas e as recebidas pelas águas de chuva.

Como fazer um telhado verde

É possível criar um verdadeiro Oasis, um jardim suspenso, em plena selva de concreto. O telhado verde é razoavelmente simples e pode ser bastante eficiente quando montado de forma correta. É preciso ter um investimento inicial mais alto, para que a estrutura montada tenha qualidade suficiente para manter o jardim por muito tempo.

Antes de mais nada é preciso escolher que tipo de telhado verde será realizado. Há o telhado verde extensivo, que é o mais leve de todos e possui vegetação rasteira pequena. Já o telhado verde intensivo, suporta plantas maiores que podem ir de médias para grandes. Por fim o telhado verde semi-intensivo, que é um mix dos dois outros tipos.

O tipo pode ser definido por escolha pessoal do dono do imóvel ou por avaliação de um especialista, que indicará que a estrutura do imóvel tem capacidade para absorver o impacto do peso de um jardim. O que ocorre com as lajes, onde na maior parte das vezes não tem boa sustentação para jardins mais elaborados.

Para todos os tipos é preciso proteger as estruturas contra infiltrações. Primeiramente implante uma camada impermeabilizante através de uma manta sintética. Depois insira uma camada de argila e por cima outra manta para que então seja distribuída a terra adubada. A próxima etapa é plantar a vegetação escolhida, que deve obedecer uma série de normas de segurança.

Teto-jardim Casa Lens, São Paulo – Brasil
Imagem: Nelson Kon

Por fim, a grama escolhida não deve crescer tanto. Nas laterais dos telhados podem ser colocados rufos metalizados para conter o avanço de infiltrações.

O que você acha desse tendência? Comente aqui!