Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Vantagens em utilizar produtos em aerossol

www.istockphoto.com/photo/color-aerosols-11327926

As embalagens de aerossóis estão presentes em nosso dia a dia nos mais variados tamanhos e para diversas aplicações: higiene pessoal, domissanitários, medicinais, alimentícios, industriais, veterinários, automotivos e defesa pessoal, por exemplo.

Pesquisas realizadas pela ABAS (Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes) apontam que o consumo de embalagens de aerossóis no Brasil pode chegar ao número de 1,4 bilhões em 2021.

O aerossol é um produto sob pressão combinado com gás propelente armazenado em uma embalagem lacrada, que é liberado em diferentes formas, dependendo do produto. Quando a válvula de pulverização é aberta, o líquido é forçado a sair de um pequeno orifício e emerge em forma de spray pulverizado, fluído, espuma, mousse ou gel.

O aumento no consumo das embalagens de aerossóis está relacionado não só a requisitos de qualidade, como praticidade e designes atraentes, mas também a aspectos e impactos ambientais, uma vez que essas embalagens são compostas por materiais muito atrativos no setor da reciclagem, já que a maioria das embalagens de aerossol são fabricadas em aço ou alumínio – Não muito comum, também é possível encontrar embalagens em plástico.

As mudanças de circunstâncias no que diz respeito a disponibilidade de recursos naturais vêm impulsionando inovações tecnológicas no setor de embalagens, que buscam cada vez mais associar qualidade às práticas de produção mais econômicas e sustentáveis.

Sendo assim, o uso de embalagens de aerossóis estimula a coleta e reciclagem do aço e alumínio no final de sua vida útil, empregando esses materiais na fabricação de novos produtos dentro ou fora do setor de origem.

Na cadeia de reciclagem, todos se beneficiam:

  • Fabricantes – com a redução dos custos no consumo de matérias-primas não renováveis e economia de energia, aumentam a capacidade de competitividade no mercado, uma vez que conseguem baixar os custos dos produtos;
  • Consumidores finais – podem adquirir produtos de qualidade com menor custo;
  • Ambos – contribuem para a minimização dos riscos à saúde e dos impactos ambientais negativos, promovendo o desenvolvimento sustentável do planeta e responsabilidade social.

No entanto, nem todos os setores têm a visão de que a reciclagem das embalagens de aerossóis é ambiental e economicamente viável. Grande parte das empresas e da população ainda descartam as embalagens de aerossol de forma inadequada, contribuindo assim para a poluição do ar, aumento dos efeitos negativos sobre o meio ambiente e sobre a saúde humana, além dos riscos de acidentes como explosões de grandes magnitudes.

Devido a sua composição (produto interno e gás propelente inflamável), sua despressurização, tratamento e reciclagem devem ser realizados em condições adequadas de segurança. Neste contexto, a Dinâmica Ambiental realiza o gerenciamento adequado das embalagens de aerossóis, impulsionando a logística reversa e desenvolvimento sustentável no setor.

Entre em contato com a Dinâmica Ambiental e saiba como contribuir com a cadeia de reciclagem das embalagens de aerossol.

“Faça uma reciclagem interior. Reavalie seus conceitos.”