Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Quais são as etapas da coleta de lixo hospitalar

pt.depositphotos.com/22746903/stock-photo-medical-waste.html

Coletar e descartar o lixo hospitalar de maneira correta é uma tarefa que demanda bastante conhecimento e prudência de todos os profissionais envolvidos nas diversas todas as etapas do processo.

Além disso, há de se ressaltar a periculosidade presente também no lixo hospitalar doméstico e que, infelizmente, é muitas vezes ignorada pelos seus geradores.

Um bom exemplo de lixo hospitalar doméstico são as seringas utilizadas em casa, e que necessitam de um descarte correto, de preferência em recipientes feitos de material resistente e específicos para essa função, com a devida identificação.

O passo seguinte no caso das seringas é o encaminhamento até uma unidade de serviços de saúde, que ficará responsável pela destinação final.

Nos hospitais, a primeira etapa é a identificação dos resíduos hospitalares, onde esses são divididos em grupos, de acordo com sua composição:

  • Grupo A: resíduos biológicos;
  • Grupo B: resíduos químicos;
  • Grupo C: rejeitos radioativos;
  • Grupo D: resíduos comuns;
  • Grupo E: resíduos perfurocortantes.

Após a devida separação em grupos, os resíduos hospitalares passam por um processo denominado de “acondicionamento”, onde são embalados e identificados de acordo com suas características.

O passo seguinte é o transporte desses resíduos para um local de armazenamento temporário. Esse procedimento tem como objetivo viabilizar a realização da coleta imediatamente após descarte do lixo hospitalar, dinamizando o processo.

Após o isolamento no armazenamento temporário, o lixo fica isolado até que seja coletado pela empresa responsável, onde será levado para a unidade de tratamento.

Nas unidades de tratamento os resíduos hospitalares passam então por uma série de tratamentos que tem como objetivo a eliminação dos riscos de contaminação neles presentes.