Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Causas e consequencias da poluição química

Muito se fala em descartar o lixo de forma correta, em não jogá-lo na rua, nos lixões e etc. isso não é novidade. Agora o que muita gente não sabe é que todo esse lixo, como o esgoto doméstico e os resíduos industriais, uma vez despejados em locais incorretos geram poluição química, pois se decompõe através de reações químicas que prejudicam o solo, a água e o meio ambiente em geral.

Flickr.com/guilherme cecílio A poluição química que afeta o solo, o ar e a água pode ser provocada pela emissão de gases na atividade industrial.

Esse prejuízo engloba uma série de pontos negativos, como por exemplo, impossibilidade de haver, em alguns casos, vida nos rios e lagos onde foi jogado o lixo. Além dos peixes, a vida das aves que se alimentam deles também estará ameaçada.

A contaminação dos peixes pode ser ocasionada pelo mercúrio, por exemplo. Mas além deles existem outros tantos poluentes químicos, que embora alguns possam se degradar mais rapidamente que outros, também prejudicam o meio em que foram descartados.

O solo, como dito, também é prejudicado e em muitos casos, ele pode deixar de ser fértil. Sem contar o lençol freático e as nascentes de água que podem ser contaminadas, colocando em risco o equilíbrio do ecossistema.

A questão é que além de prejudicar e muito o meio ambiente, o custo para descontaminar à água e o solo é bastante elevado. Vale lembrar que a poluição nos rios e lagos é ainda mais complicada de combater, em alguns casos, porque devido o fluxo da água, a poluição pode se alastrar cada vez mais.

Infelizmente, o Brasil está na lista dos países mais afetados por esse tipo de poluição em conjunto com a China, Rússia e Índia.

Como visto, pode-se dizer que a poluição química é resultado de ações negativas realizadas pelo homem. Esse cenário poderia ser facilmente evitado já que hoje existe uma série de empresas e centros responsáveis pela coleta do lixo.