Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Conheça os perigos de abrir uma lata de spray e aerossol

www.flickr.com/photos/marie-aschehoug-clauteaux/5613459011

Bastante comuns em nosso dia a dia, os aerossóis são basicamente compostos pela mistura de dois líquidos: o produto em si (desodorante, creme de barbear, inseticida ou tinta, por exemplo) e o chamado propelente, que é substância utilizada para impulsionar o produto para fora.

Geralmente, a substância utilizada como propelente é o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Compactado sob alta pressão na lata, este propelente se transforma em líquido, misturando-se ao produto. Quando apertamos a válvula, a pressão no interior diminui, fazendo com que o gás se expanda com violência, empurrando o volume do frasco para fora.

Devido a esta característica, os sprays aerossóis exigem cuidados no manuseio, armazenamento e descarte. Isso porque, os propelentes apresentam altos índices de reatividade, inflamabilidade e toxicidade, oferecendo riscos à saúde e ao meio ambiente.

O primeiro cuidado deve ser com a exposição do produto ao calor. Por se tratar de um gás altamente inflamável, quando mantidos em condições superaquecidas – no interior de um carro, por exemplo – os aerossóis podem sofrer aumento de pressão e explodir.

Outro ponto que merece atenção especial é o descarte destes resíduos. Levando-se em conta suas particularidades e riscos, estes materiais não devem ser eliminados no lixo comum ou no reciclável. Seu descarte deve seguir procedimentos específicos: sempre utilizar o conteúdo da lata até o final, separar as partes plásticas da embalagem e, só então, encaminhar os aerossóis a um posto de reciclagem especializado.

É importante frisar que as latas de spray jamais devem ser abertas, mesmo quando vazias. Além do risco de explosão, os resquícios de gases no interior podem causar irritações na pele, problemas no sistema respiratório, distúrbios digestivos e alterações no metabolismo.

Para evitar que os trabalhadores de cooperativas de reciclagem tenham contato direto com produtos inflamáveis e tóxicos, é preciso submeter este material ao um pré-tratamento para a remoção dos agentes tóxicos presentes. Pensando nisso, a Dinâmica Ambiental se especializou no gerenciamento de produtos cosméticos inservíveis, investindo em processos inovadores e maquinário próprio para o tratamento deste material com eficiência e segurança.

Para incentivar a destinação correta, a empresa também realiza parcerias com estabelecimentos, promovendo a conscientização dos consumidores e disponibilizando coletores homologados para o descarte e logística reversa.