Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Consequência do acúmulo de lixo radioativo evidenciam necessidade do descarte correto

A preocupação com o descarte adequado de lixos radioativos tem crescido gradativamente. Afinal, não são apenas os resíduos orgânicos e os lixos recicláveis que são responsáveis por caudas danos à saúde e ao meio ambiente.

O motivo para a ascensão se deve ao fato que estes materiais contêm propriedades radioativas, que são substâncias que ao entrar em contato com nossos solos e no organismo humano podem causar danos irreversíveis. Por isso, a conscientização neste tipo de descarte se tornou importante e cada vez maior com o passar dos anos.

O que são lixos radioativos?

Todo resíduo composto por elementos químicos radioativos que não possuam mais utilidade prática, é classificado e considerado lixo radioativo. Podem ser nomeados também como lixo atômico, sendo produzidos principalmente em usinas nucleares e clínicas de diagnósticos radiológicos.

Por conter elevadas quantidades de substâncias altamente tóxicas, o menor volume de lixo radioativo descartado incorretamente, sem seguir as normas de segurança e de preservação ambiental, pode ocasionar a contaminação e a degradação da área de contágio. Seus danos podem ser incalculáveis, e por isso, deve-se haver um rigoroso e processo de descarte destes materiais.

Impactos do descarte inapropriado

Em vista de que o contato com o lixo atômico é altamente poluente, a pequena sobra desse resíduo é capaz de poluir rios e terrenos, tornando-os inférteis e impróprios para o cultivo (já que os alimentos plantados em terra contaminada, levariam as características radioativas do ambiente). Outro grande prejuízo, está no contato deste tipo de lixo com rio e mares, o que pode gerar contaminação de água potável e na morte imediata de várias espécies marinhas

Isso não apenas afeta o ecossistema, gerando mudanças em toda cadeia existente, como também é associado indireta e diretamente ao desenvolvimento de variados tipos de câncer na espécie humana, já que o contato pode ocorrer diversas formas.

Contudo, os danos que podem ser gerados através do descarte incorreto desses resíduos são de extrema atenção, pois o perigo exposto afeta todo tipo de ser vivo. Seu transporte e finalização devem receber os mais adequados tratamentos, sendo isolados junto de concreto para evitar possíveis vazamentos e propagação de substancias radioativas.