Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Descubra o que é comunidade biológica

pt.depositphotos.com/4926892/stock-photo-green-nature-landscape.html

Também chamada de biota e biocenose, a comunidade biológica é um conjunto de indivíduos de várias espécies animais e vegetais que vivem em um mesmo local, chamado de biótopo. Para que toda a comunidade sobreviva, é preciso que este ambiente apresente condições ideais, o que inclui detalhes como temperatura, umidade, luminosidade e minerais que compõem o solo.

Estas condições ambientais influenciam diretamente nos seres vivos presentes na região, que podem ser exclusivos do local ou até espécies que chegaram via migração natural ou por influência humana, mas que conseguiram se adaptar perfeitamente ao ambiente e comunidade.

Desertos, polos, montanhas, zonas temperadas, trópicos, grutas, metrópoles, florestas, lagos, rios, represas e alto mar são alguns exemplos de biótopos. A comunidade biológica de uma floresta, por exemplo, é formada por espécies de arbustos, árvores, pássaros, insetos, macacos, felinos, microrganismos e vários outros seres vivos que convivem e se relacionam de maneira natural.

Por outro lado, a comunidade biológica do mar é composta por peixes, algas, plantas, mamíferos aquáticos e todas as populações de seres microscópicos que vivem na água salgada.