Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Empresa americana transforma plástico dos oceanos em vasos

A iniciativa deve utilizar mais de 400 mil quilos de resíduos plásticos, sendo 25% oriundo dos mares e 75% de polipropileno (PP) pós-consumo.

Anualmente cerca de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos. Muitas empresas estão desenvolvendo produtos que agregam esses resíduos em sua composição e com isso ajudam a despoluir os mares.

É o caso da Bloem, uma empresa norte-americana que desenvolveu vasos e floreiras utilizando plásticos marinhos associados a outros plásticos reciclados. A iniciativa, de acordo com a empresa, pretende utilizar mais de 400 mil quilos de resíduos plásticos, sendo 25% oriundo dos mares e 75% de polipropileno (PP) pós-consumo.

Sediada em Hudsonville, Michigan, a Bloem produz cerca de 25 milhões de vasos por ano em uma fábrica na Flórida, perto de Orlando. Ryan Mast, presidente e cofundador da empresa, disse em entrevista ao site Resource Recycling que o uso de plástico de fontes marinhas traz um diferencial para a sua empresa. “Os produtores podem mudar as cores, formas e tamanhos dos vasos, mas, para revolucionar verdadeiramente a indústria e fazer algo diferente, Bloem assumiu a causa ambiental da reciclagem de resíduos em produtos duradouros”, disse Mast.

O processo

Ele explicou nesta entrevista as etapas do processo, desde a coleta do material até a produção. Mast disse que a Bloem fez uma parceria com organizações de reciclagem, que coletam os resíduos (como garrafas de água, canudos, embalagens, engradados, cestas, boias etc.) nas faixas litorâneas do Haiti, República Dominicana, México e Canadá.

Todo este material é enfardado e enviado para uma empresa recuperadora, onde é transformado em pellets. De acordo com o empresário, eles tentaram trabalhar somente com a matéria-prima retirada dos mares, mas isso não foi possível devido ao ponto de fusão do plástico. Então, a Bloem experimentou a mistura de pellets oceânicos com polipropileno (PP) pós-consumo e foi aí que conseguiu peças mais resistentes.

A Bloem fez o lançamento da The Ocean Series este ano e as peças estão sendo vendidas exclusivamente nas lojas da rede americana Lowe’s. Para mais informações, acesse o site da empresa.