Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda o que é a biopirataria na Amazônia e suas consequências

Infelizmente você já deve ter ouvido falar que a Amazônia está sendo roubada, o que quer dizer que a biopirataria está sendo praticada em uma das maiores florestas tropicais do mundo.

Flickr.com/Anderson Mancini A biopirataria coloca em risco a sobrevivência de espécies da fauna brasileira.

Muitas pessoas pensam que biopirataria é somente a ação de vender para fora do país os animais e plantas que compõe a fauna e a flora, respectivamente, de um determinado território. A questão é que esta prática envolve muitas outras atitudes de má índole e que são contra a lei como: explorar, manipular e ainda se apoderar tanto dos recursos biológicos quanto do conhecimento de determinada população para interesse próprio.

Pode-se citar como exemplo pessoas que são contratadas para capturar animais de forma ilegal na Floresta Amazônica para vender posteriormente ao mercado negro, cujos compradores podem ser laboratórios, empresas ou mesmo colecionadores. O mesmo acontece com as plantas.

Frutas típicas brasileiras como o açaí, o cupuaçu e etc. deixam de ser um símbolo brasileiro a partir do momento que elas são patenteadas para outros países. Essa é uma das consequências da biopirataria.

E esse cenário de patenteio de produtos nativos do Brasil por empresas estrangeiras proporcionou um prejuízo diário de cerca de U$$16 milhões no ano de 2006, de acordo com o IBAMA. O Instituto ainda diz que tal atitude impossibilita o Brasil a comercializar seus produtos nativos e requerer royalties para importação.

Vale citar ainda o fato da fauna e da flora estar ameaçada com a ação da biopirataria, em outras palavras, a biodiversidade e o equilíbrio ecológico da Floresta Amazônica poderá ser prejudicado, e muito, com a prática desta atividade ilegal.

De modo geral, a biopirataria impede que a cultura e os recursos biológicos de uma região, no caso a Amazônia, sejam preservados.

E a fiscalização existente não consegue ser tão eficiente diante da dimensão da Floresta Amazônica. A falta de legislações específicas que punam às pessoas que praticam a biopirataria também dificulta o combate.

Como visto, a biopirataria é, infelizmente uma realidade que nos circunda e proporciona enormes prejuízos.