Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda o que é o conceito de ecodesenvolvimento

www.flickr.com/photos/rubyblossom/4631239031

Criado na década de 1970, o termo “ecodesenvolvimento” é fruto direto da mentalidade e das disputas da época, especialmente após a primeira Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo.

Esta conferência proporcionou o embate direto entre os que defendiam o desenvolvimento a qualquer custo (consequentemente, negligenciando as questões ambientais e a preservação dos recursos naturais), contra aqueles favoráveis ao desenvolvimento conjunto com a preservação dos recursos e do meio ambiente.

Este tipo de desenvolvimento que se preocupa com as questões ambientais é o chamado “ecodesenvolvimento”, termo proposto inicialmente por Mauricie Strong e, em seguida, ampliado pelo importante economista Ignacy Sachs.

A ampliação proposta por Ignacy Sachs foi extremamente importante para que o ecodesenvolvimento ganhasse força. Isso porque, às questões ambientais já contidas no conceito criado por Strong, o economista incorporou ao termo pontos fundamentais, como:

  • questões econômicas;
  • questões culturais;
  • questões sociais;
  • questões éticas;
  • noções de gestão participativa.

Vale destacar que o famoso termo “desenvolvimento sustentável” nada mais é que uma variação do ecodesenvolvimento. Embora as duas idéias sejam bastante parecidas, há algumas diferenças básicas: o ecodesenvolvimento diz respeito a um processo de desenvolvimento econômico baseado na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, proporcionando meios para que alcancemos o desenvolvimento sustentável — que prioriza uma sociedade sustentável, justa, harmônica e participativa.