Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda o conceito de ecoeficiência ambiental

https://www.istockphoto.com/br/foto/planta-gm144290626-3802543

A ecoeficiência é uma das principais medidas que contribuem para um futuro sustentável. Este conceito refere-se à disponibilização de bens e serviços capazes de satisfazer as necessidades humanas e proporcionar qualidade de vida sem causar impactos ambientais e gastando o mínimo dos recursos naturais não renováveis. Os produtos ecoeficientes também geram um menor volume de resíduos em seus processos produtivos, trazendo ainda mais benefícios para o planeta.

A expressão “ecoeficiência ambiental” popularizou-se a partir dos anos 1980, quando as grandes corporações começaram a ser pressionadas por ativistas e entidades para reduzir o seu impacto no meio ambiente. Igualmente essencial era assegurar que as companhias incrementassem a produtividade para satisfazer tanto os gestores quanto os consumidores.

O que é ecoeficiência ambiental e como alcançá-la?

Para explicar de maneira assertiva o que é ecoeficiência, é necessário primeiro definir a ideia de desenvolvimento sustentável — que se baseia no atendimento das demandas da sociedade atual sem prejudicar as chances de que as próximas gerações também tenham suas necessidades atendidas.

No contexto de preservação do meio ambiente, o melhor sistema é aquele que consegue minimizar seu impacto na natureza, desde o desenvolvimento até o momento do descarte final. Com isso, visa-se entregar ao mercado bens e serviços que satisfaçam as necessidades humanas de maneira qualificada. As marcas que conseguem ser eficientes tornam-se competitivas e não desperdiçam matéria-prima.

Existem oito aspectos fundamentais para se avaliar a ecoeficiência de algum item ou serviço. São eles:

  • Diminuir a intensidade de materiais dos bens e serviços
  • Diminuir a intensidade energética de bens e serviços;
  • Minimizar a liberação de substâncias tóxicas;
  • Ampliar a utilização sustentável de recursos renováveis;
  • Promover a reciclagem dos materiais usados;
  • Maximizar a utilização consciente dos recursos renováveis, fomentando a sustentabilidade;
  • Estender a vida útil dos itens;
  • Auxiliar na educação do público sobre a gestão de recursos naturais e energéticos.

Se esses pontos cruciais forem seguidos, a empresa está no caminho certo para a ecoeficiência ambiental. Por consequência, o desempenho financeiro será positivo e a experiência do público será favorável.

Qual a importância das ações que contribuem para a ecoeficiência?

Tendo em vista que os segmentos agrícola e industrial são considerados os maiores culpados pelo mau uso das fontes energéticas, a solução para os problemas ambientais passa necessariamente por esses setores. Nesse sentido, bons donos de negócios veem a ecoeficiência como parte de sua estratégia para o sucesso da empresa.

Por sua vez, o poder público tem de organizar campanhas que expliquem para população a importância da ecoeficiência. Outra boa iniciativa é oferecer alguma forma de incentivo para os negócios que se engajarem na causa ambiental. Quando comunidade e Estado se unem, é possível alcançar melhores resultados para a natureza.