Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Entenda o que é ecologia e qual sua relação com a sustentabilidade

www.flickr.com/photos/marinadelcastell/14778027283

A ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e o ambiente em que eles estão inseridos, considerando todos os sistemas complexos e interligados que influenciam a vida na Terra. Também conhecida como biologia ambiental, a ecologia possui uma série de subdisciplinas que lidam com temas específicos, como a relação entre os humanos e o ambiente.

Um dos aspectos mais importantes dentro da ecologia é o estudo da sustentabilidade. Isso porque as pessoas não podem saber com certeza se uma determinada ação é sustentável até que elas entendam como a atividade influencia no ambiente natural. Outra questão delicada é o desequilíbrio dos ecossistemas por conta de ações humanas, tais como o descarte incorreto de lixo ou a remoção de árvores e animais.

Vale destacar que a conservação ecológica depende diretamente da criação de técnicas e materiais que protejam a terra, água, planta, ar e a vida de modo geral. E o desenvolvimento dessas alternativas sustentáveis, que não agridem ou afetam a sobrevivência e o modo de vida das gerações futuras, é justamente um produto de diversos estudos e pesquisas conduzidas por ecologistas de todo o mundo.

A educação da população acerca dos conceitos de ecologia é outro fator essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável. Isso significa investir não apenas em conscientização, mas na disponibilização alternativas menos prejudiciais para o ambiente e de meios para que as pessoas possam descartar corretamente seu lixo, entre outros incentivos à sustentabilidade.